O papel da educação infantil na construção da autonomia moral : uma revisão da literatura
dc.contributor.advisor | Sperb, Tania Mara | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Regiane Larréa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2008-03-26T09:21:29Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/12327 | pt_BR |
dc.description.abstract | A escola desempenha um papel importante na formação do indivíduo, preparando-o para a vida em sociedade e para o exercício da cidadania. Mais do que um espaço destinado à alfabetização e à aprendizagem de conteúdos, a escola influencia de forma significativa na formação moral. O presente estudo tem por objetivo revisar a literatura sobre a autonomia moral e identificar o papel da educação infantil na construção do ser autônomo. Apesar da relevância do tema, estudos mostram que pais e educadores possuem um conhecimento restrito e tendem a confundir autonomia moral com o senso comum. Para a maioria dos autores, a construção da autonomia moral na criança será possível em um ambiente democrático, constituído por relações de cooperação e respeito mútuo, possibilitado pelas trocas sociais. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Moral : Psicologia da crianca | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento moral | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.title | O papel da educação infantil na construção da autonomia moral : uma revisão da literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000594244 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2006 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Psicologia Clínica : Infância e Família | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)