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dc.contributor.advisorSperb, Tania Marapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Regiane Larréapt_BR
dc.date.accessioned2008-03-26T09:21:29Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/12327pt_BR
dc.description.abstractA escola desempenha um papel importante na formação do indivíduo, preparando-o para a vida em sociedade e para o exercício da cidadania. Mais do que um espaço destinado à alfabetização e à aprendizagem de conteúdos, a escola influencia de forma significativa na formação moral. O presente estudo tem por objetivo revisar a literatura sobre a autonomia moral e identificar o papel da educação infantil na construção do ser autônomo. Apesar da relevância do tema, estudos mostram que pais e educadores possuem um conhecimento restrito e tendem a confundir autonomia moral com o senso comum. Para a maioria dos autores, a construção da autonomia moral na criança será possível em um ambiente democrático, constituído por relações de cooperação e respeito mútuo, possibilitado pelas trocas sociais.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMoral : Psicologia da criancapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento moralpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.titleO papel da educação infantil na construção da autonomia moral : uma revisão da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000594244pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Psicologia Clínica : Infância e Famíliapt_BR


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