Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSantos, Cristiane Pizzutti dospt_BR
dc.contributor.authorBorges, Márcia Corrêapt_BR
dc.date.accessioned2008-03-26T09:21:23Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/12307pt_BR
dc.description.abstractEste estudo objetiva investigar as percepções e atitudes do consumidor portoalegrense em relação ao medicamento genérico. Para alcançá-lo, foi feito um estudo exploratório de caráter qualitativo, onde primeiramente foi realizada uma coleta de dados secundários e a seguir foram feitas entrevistas em profundidade com 25 consumidores de medicamentos. A amostra foi não-probabilística por conveniência. Os principais resultados obtidos foram que os entrevistados de maneira geral, sabiam o que é medicamento genérico, verificou-se também que a grande maioria tinha conhecimento que o medicamento genérico é igual ao medicamento de marca e esse conhecimento foi advindo principalmente pelos meios de comunicação. E a vantagem percebida no medicamento genérico pelos entrevistados foi o fator preço. Ressalta -se que avaliar a percepção e a atitude do consumidor é fundamental para a elaboração de estratégias de comunicação e venda, bem como servir de auxílio em campanhas de esclarecimento realizadas pelo Governo.pt_BR
dc.description.abstractThis study objective to investigate consumers from the city of Porto Alegre, RS, as to their perceptions and attitudes related to generic drugs. A qualitative study was made where secondary data were collected, and, subsequently, 25 consumers were interviewed in depth. The sample for this study was random. The main results obtained were that the users, in general, understood what a generic drug is. It was also verified that the drug users know that generics are the same as the original drugs and, for the most, consumers had acquired this knowledge through mediums of communications. It was reported that the advantage of generic drugs was the price. It can be emphasized that it is fundamental to evaluate the perception and attitudes of consumers in order to elaborate communication and sales strategies, as well as aid in educational campaigns carried out by the governmental institutions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão em saúdept_BR
dc.subjectConsumeren
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectGeneric drugsen
dc.subjectPerception and attitudeen
dc.subjectConsumidor : Comportamentopt_BR
dc.titlePercepções e atitudes do consumidor porto-alegrense sobre medicamento genérico : um estudo exploratóriopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000559734pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Políticas Públicas e Gestão Estratégica em Saúdept_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem