Percepções e atitudes do consumidor porto-alegrense sobre medicamento genérico : um estudo exploratório
Visualizar/abrir
Data
2006Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Este estudo objetiva investigar as percepções e atitudes do consumidor portoalegrense em relação ao medicamento genérico. Para alcançá-lo, foi feito um estudo exploratório de caráter qualitativo, onde primeiramente foi realizada uma coleta de dados secundários e a seguir foram feitas entrevistas em profundidade com 25 consumidores de medicamentos. A amostra foi não-probabilística por conveniência. Os principais resultados obtidos foram que os entrevistados de maneira geral, sabiam o que é medic ...
Este estudo objetiva investigar as percepções e atitudes do consumidor portoalegrense em relação ao medicamento genérico. Para alcançá-lo, foi feito um estudo exploratório de caráter qualitativo, onde primeiramente foi realizada uma coleta de dados secundários e a seguir foram feitas entrevistas em profundidade com 25 consumidores de medicamentos. A amostra foi não-probabilística por conveniência. Os principais resultados obtidos foram que os entrevistados de maneira geral, sabiam o que é medicamento genérico, verificou-se também que a grande maioria tinha conhecimento que o medicamento genérico é igual ao medicamento de marca e esse conhecimento foi advindo principalmente pelos meios de comunicação. E a vantagem percebida no medicamento genérico pelos entrevistados foi o fator preço. Ressalta -se que avaliar a percepção e a atitude do consumidor é fundamental para a elaboração de estratégias de comunicação e venda, bem como servir de auxílio em campanhas de esclarecimento realizadas pelo Governo. ...
Abstract
This study objective to investigate consumers from the city of Porto Alegre, RS, as to their perceptions and attitudes related to generic drugs. A qualitative study was made where secondary data were collected, and, subsequently, 25 consumers were interviewed in depth. The sample for this study was random. The main results obtained were that the users, in general, understood what a generic drug is. It was also verified that the drug users know that generics are the same as the original drugs an ...
This study objective to investigate consumers from the city of Porto Alegre, RS, as to their perceptions and attitudes related to generic drugs. A qualitative study was made where secondary data were collected, and, subsequently, 25 consumers were interviewed in depth. The sample for this study was random. The main results obtained were that the users, in general, understood what a generic drug is. It was also verified that the drug users know that generics are the same as the original drugs and, for the most, consumers had acquired this knowledge through mediums of communications. It was reported that the advantage of generic drugs was the price. It can be emphasized that it is fundamental to evaluate the perception and attitudes of consumers in order to elaborate communication and sales strategies, as well as aid in educational campaigns carried out by the governmental institutions. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Políticas Públicas e Gestão Estratégica em Saúde.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (3537)
Este item está licenciado na Creative Commons License