Navegação Linguística, Letras e Artes por Assunto "Gramática"
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Uma abordagem gramatical das estruturas interrogativas diretas em contos de Machado de Assis e Rubem Fonseca
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]A capacidade de elaborar perguntas e construir respostas é aspecto relevante no domínio da língua. O uso adequado destes recursos está relacionado à competência comunicativa (fala, escrita, interpretação e produção). Este ... -
Análise do pronome possessivo e as relações semânticas nas gramáticas do português brasileiro
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo tem como objetivo apresentar as relações do pronome possessivo sob o aspecto semântico. Com a intenção de contribuir, no sentido de desmistificar os estudos dos possessivos, recorreu-se à análise de diferentes ... -
Análise dos articuladores textuais em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente artigo tem como objetivo analisar a relevância da apresentação do tema e das atividades relacionadas aos articuladores textuais, no tratamento da conexão em busca da coesão e se são exploradas as possibilidades ... -
A concorrência das preposições 'a', 'em' e 'para' nos usos do português brasileiro : uma proposta de abordagem no ensino das preposições
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo discute a concorrência das preposições a, em e para nas regências dos verbos de direção/movimento e de estado nos usos do português brasileiro. Em razão dessa ocorrência na língua, pretende-se abordar os usos ... -
O ensino de leitura através da organização tópico-comentário
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Neste artigo, proponho estratégias de leitura voltadas para a organização tópica dando ênfase ao tópico-comentário, evidenciado na análise do poema “O Pardalzinho” de Manuel Bandeira. Meu objetivo é apontar que, quando o ... -
Estudo de sujeito : uma proposta textual para o ensino médio
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente artigo apresenta uma proposta de unidade de ensino de Língua Portuguesa para o Ensino Médio. Primeiramente, analisamos um capítulo de livro didático, que será adotado em uma escola da rede pública de Porto ... -
O infinitivo flexionado : uma questão gramatical ou estilística
(2011) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente artigo tem o objetivo de refletir e analisar uma das mais controvertidas questões da língua portuguesa, o emprego do infinitivo flexionado. Para isso, realizou-se um estudo de diferentes gramáticas tradicionais, ... -
A língua portuguesa nos concursos públicos
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo apresenta uma reflexão acerca dos conteúdos de Língua Portuguesa em provas de concurso público a partir da análise de dois concursos de nível médio dos anos de 2013 e 2012. Inicialmenteapresenta-se uma análise ... -
O modo verbal subjuntivo : uma proposta de ensino
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]O estudo do modo verbal subjuntivo em ambiente escolar nem sempre é satisfatório, pois o material didático disponível, muitas vezes, não contribui para um entendimento eficaz desse conteúdo. Por esta razão, o presente ... -
A origem e o uso da pontuação na gramática de língua portuguesa
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]O projeto desenvolvido tem por objetivo em fazer uma investigação sobre a história da ortografia, origem dos sinais de pontuação e realizar uma reflexão sobre o ensino dos sinais de pontuação nas escolas e como os alunos ... -
Pluralização dos substantivos terminados em -ão : uma proposta de atividades
(2009) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho tem como objetivo discutir a pluralização dos substantivos terminados em -ão e a importância do ensino da história da língua nas aulas de português para a compreensão deste conteúdos. A origem, a história e ... -
Predicativo : integrante ou acessório?
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]O artigo a seguir questiona o posicionamento do termo oracional - predicativo, sendo do sujeito ou do objeto, nas gramáticas tradicionais. Elas não chegam a um consenso quanto à sua classificação. A pergunta que guiou este ... -
A presença de 'a gente' em gramáticas e livros didáticos : uma reflexão voltada ao ensino de língua portuguesa
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]Análise de sete gramáticas e seis livros didáticos acerca do espaço destinado ao termo a gente, bem como uma reflexão e retomada de dados sociolinguísticos a respeito do uso do referido termo em contextos reais de fala, a ... -
Uma proposta de classificação dos substantivos através de traços semânticos
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de classificação dos substantivos baseada em traços semânticos. O tema do trabalho surgiu da necessidade de repensar o problemático binário concreto / abstrato que ... -
Referenciação no texto : o que há no livro didático
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho tem por objetivo analisar livros didáticos de língua portuguesa, voltados ao Ensino Fundamental, a fim de verificar como é abordada a questão da coesão nominal no texto. Para tanto, analisamos no corpus, ... -
Subirusdoistiozin : o rap como resistência no contexto escolar
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]O rap, vertente musical do movimento cultural hip-hop, apresenta-se como delator das injustiças sociais, mas também como difusor de marcas culturais de determinadas comunidades. Assim, com variações linguísticas e gírias, ... -
Substantivos abstratos : repensando conceitos e metodologia de ensino
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho vem participar da discussão sobre a inconsistência teórica gramatical, em especial sobre os conceitos referentes aos substantivos abstratos, e também apresentar uma reflexão acerca de uma nova conceituação ... -
Variação entre futuro do pretérito e pretérito imperfeito na expressão de hipótese
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho procura analisar a alternância entre o uso do pretérito imperfeito e do futuro do pretérito do indicativo nas formas sintética (estudava e estudaria) e perifrástica (ia estudar e iria estudar; devia estudar ...