• Uma proposta de classificação dos substantivos através de traços semânticos 

      Sampaio, Viviane (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de classificação dos substantivos baseada em traços semânticos. O tema do trabalho surgiu da necessidade de repensar o problemático binário concreto / abstrato que ...
    • Uma breve reflexão sobre o ensino de sinonímia 

      Silva, Lisiane Barbosa Martins Godoy da (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo pretende investigar como se dá o ensino de semântica, especificamente o da sinonímia, no ensino fundamental, através da análise dos livros didáticos utilizados por professores de escolas da rede pública de ...
    • O dicionário escolar em sala de aula : análise de verbetes que definem classes gramaticais 

      Dias, Raquel Aquino (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A partir da coleta e da análise dos verbetes gramaticais de quatro dicionários escolares avaliados, selecionados, recomendado e distribuídos pelo Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2012, ...
    • A perspectivas para o trabalho de conceitos gramaticais em língua portuguesa 

      Martini, Louise Fernanda dos Santos (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo propõe esclarecer e apresentar quais as contribuições do Método Montessoriano para o ensino de Língua Portuguesa das séries iniciais às finais do Ensino Fundamental. Trata-se de um método que, há mais de um ...
    • Leitura ficcional e jovens leitores 

      Tapia, Mônica de Menezes (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Propomo-nos, neste artigo, a abordar questões relacionadas à leitura específica dos jovens e a leitura oferecida e trabalhada pela escola, com ênfase na leitura ficcional contemporânea. Na sequência apontamos a importância ...
    • Uma análise dos valores sintático-semânticos da forma verbo-nominal gerúndio 

      Castro, Christian Fagner Pizzolatto de (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este estudo busca investigar os usos atribuídos à forma verbo-nominal gerúndio discutindo a sintaxe e a semântica dessa estrutura em uma amostra de corpus textual do português brasileiro. Com efeito, elaborou-se uma breve ...
    • O texto dissertativo argumentativo no ensino médio 

      Silva, Cristiane Peres (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo apresenta uma reflexão a respeito do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no Ensino Médio no âmbito dos gêneros textuais; parte-se do pressuposto de que o trabalho com gêneros pode ser uma grande ...
    • Leitura e tecnologias da informação e comunicação : desafios da educação na era digital 

      Martins, Caren Vanessa Capaverde (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho objetiva refletir sobre o papel da leitura em um mundo dominado por tecnologias digitais que influenciam diretamente a vida dos indivíduos. Para responder às questões que norteiam este estudo − quais ...
    • Expressões idiomáticas : uma visão regionalista 

      Lemos, Paulo Ricardo Vargas (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Abordaremos alguns elementos da fraseologia, em especial o fraseologismo regional, com foco, incisivamente, nas Expressões Idiomáticas (EIs) presentes e edificadas no Rio Grande do Sul. Trataremos sua conceituação, formação ...
    • Enunciados da marcha das vadias : uma análise à luz das figuras de linguagem 

      Gomes, Bhia Tabert Marcondes de Moura (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A Marcha das Vadias é um movimento contemporâneo organizado a partir da necessidade de discussão sobre os direitos e as lutas das mulheres na sociedade. O presente trabalho ressalta a importância dos discursos sociais, bem ...
    • Subirusdoistiozin : o rap como resistência no contexto escolar 

      Susin, Camila (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O rap, vertente musical do movimento cultural hip-hop, apresenta-se como delator das injustiças sociais, mas também como difusor de marcas culturais de determinadas comunidades. Assim, com variações linguísticas e gírias, ...
    • Variação entre futuro do pretérito e pretérito imperfeito na expressão de hipótese 

      Lemos, Fernando Pereira (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho procura analisar a alternância entre o uso do pretérito imperfeito e do futuro do pretérito do indicativo nas formas sintética (estudava e estudaria) e perifrástica (ia estudar e iria estudar; devia estudar ...
    • Prova de seleção como gênero discursivo : aplicações pedagógicas 

      Cambruzzi, Viviane (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Neste trabalho analisa-se uma prova de Língua Portuguesa, como gênero discursivo, a partir de modelo proposto por Jean-Paul Bronckart. A análise objetiva preparar alunos do Ensino Fundamental para ler, compreender e ...
    • Ensino de língua portuguesa : o texto no trabalho com a análise linguística 

      Dantas, Karine Mesquita (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo surge com o objetivo de discutir e apresentar sugestões para o melhor trabalho com a análise linguística na sala de aula de língua portuguesa. Pensando nos desafios enfrentados até hoje, com todo o histórico ...
    • Verbo tomar : polissemia e papéis temáticos 

      Merlo, Francieli Janaína (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem por objetivo estudar os diferentes significados do verbo tomar em português e os papéis temáticos que ele atribui. Para isso fez-se necessário uma investigação sobre o processo polissêmico, a valência ...
    • Descrição do sintagma nominal em português 

      Fante, Ivana Pauletti (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo visa apresentar uma descrição do sintagma nominal em português brasileiro, partindo da importância do reconhecimento desse constituinte pela gramática tradicional a fim de tornar a descrição da língua mais clara ...
    • Integração fala/escrita : 

      Bianchi, Letícia Corrêa Bitencourt (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo discute o que teóricos dizem ser “trabalho sobre oralidade e escrita” em sala de aula, o que propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) a este respeito e como algumas atividades podem levar o ...
    • Primeiras estórias : a neologia roseana e os processos de formação de palavras 

      Fernandes, Evelyn Amado (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo tem como objetivo elencar e analisar as formações neológicas presentes em dois contos do livro Primeiras estórias, de Guimarães Rosa. Para isso, foram estudados os conceitos de neologia e dos principais ...
    • Reflexões sobre as contribuições de Fernão de Oliveira para descrições linguísticas atuais 

      Soares, Karine de Vargas (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Trata-se, neste artigo, de buscar na contemporaneidade reflexos do pensamento linguístico de Fernão de Oliveira. Para tanto, é apresentado o contexto histórico no qual sua gramática emerge e a síntese de suas principais ...
    • Considerações sobre o uso de operadores argumentos em artigo de opinião 

      Santos, Cassiani (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem a finalidade de analisar o uso de operadores argumentativos em um artigo de opinião. Esses operadores são elementos importantes no discurso argumentativo que orientam os destinatários (leitores e ouvintes) ...