• CIAPS : um olhar sobre as relações entre a clínica e a escola 

      Brito, Mariana Pires (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Neste trabalho, investiguei as concepções acerca da inclusão escolar de crianças e adolescentes com comprometimento psíquico devido a um Transtorno global do desenvolvimento (TGD) e/ou Deficiência intelectual (DI) que ...
    • A construção de uma prática pedagógica inclusiva 

      Matei, Caroline (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho teve como propósito analisar a constituição de uma prática pedagógica com um aluno com Paralisia Cerebral em situação de inclusão escolar no ensino comum. Este aluno frequenta o terceiro ano do ensino ...
    • Nado adaptado : uma possibilidade de atendimento a partir da perspectiva educacional 

      Soares, Fabíola Maia Luz (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Com o intuito de ampliar as reflexões acerca das possibilidades dos processos de desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência incluídos na rede municipal de ensino de Gravataí, parto do pressuposto de que o ...