• Uma abordagem diferenciada dos números racionais na forma fracionária 

      Prochnow, Karine Zangalli Schiling (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente estudo teve como objetivo detectar e descrever dificuldades no processo de ensino-aprendizagem do conjunto dos números racionais na forma fracionária. O trabalho é baseado em uma prática pedagógica realizada com ...
    • Adição e subtração de frações : uma proposta de ensino com o auxílio das mídias digitais 

      Renz, Janini da Luz (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho traz a análise de uma prática pedagógica, relativa ao ensinoaprendizagem de frações, desenvolvida com alunos de sexta série. Tal análise contempla as dificuldades apresentadas por esses alunos, bem como ...
    • Algoritmo da divisão de números naturais na 6ª série do ensino fundamental 

      Santos, César Augusto dos (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O objetivo deste trabalho é diagnosticar as concepções de alunos de 6ª série do ensino fundamental sobre o algoritmo da divisão de números naturais. Foi desenvolvido a partir de uma Engenharia Didática, produzida e aplicada ...
    • O conceito de multiplicação no primeiro ano de escolarização de uma criança 

      Souza, Marcia Erondina Dias de (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Neste trabalho de conclusão de curso propõe-se uma reflexão acerca dos processos de ensino e de aprendizagem do conceito de multiplicação no primeiro ano do Ensino Fundamental. Partindo da descrição e da análise de uma ...
    • Da geometria espacial para a plana : uma experiência didática 

      Lima, Marco Antonio Vargas de (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem como objetivo central a elaboração, implementação e reflexão sobre uma experiência didática denominada: Da Geometria Espacial para a Plana. Trata da introdução de elementos da geometria plana a partir da ...
    • Elementos e área de sólidos geométricos : uma experiência com alunos do ensino médio 

      Bernardi, Ari (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho teve como objetivo principal propor uma nova abordagem para o ensino do conteúdo de elementos e área de sólidos geométricos. Partiu de análises das dificuldades dos alunos de uma turma de terceira série do ...
    • Engenharia didática : articulando um referencial metodológico para o ensino de Matemática financeira 

      Fantinelli, Ana Lúcia (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho apresenta reflexões sobre uma prática pedagógica para o ensino de matemática financeira, focalizando o conceito e as aplicações dos juros compostos. Teve como objetivo o desenvolvimento de uma seqüência ...
    • O ensino de estatística voltado ao tema transversal-política 

      Silva, Josiane Pereira da (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O mundo contemporâneo exige que os indivíduos estejam capacitados a estudar e a entender os fenômenos presentes em seu cotidiano. Diante dessa realidade, é imprescindível que os indivíduos que atuam no meio corporativo, ...
    • Ensino de frações : novas abordagens 

      Pelissaro, Simone (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho aborda e analisa uma prática pedagógica, desenvolvida com alunos de sexta série, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, no município de Tapejara – RS, relativa ao conteúdo ...
    • Ensino de frações via as concepções parte/todo, quociente e medida 

      Breitenbach, Helena Massignam (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O objetivo deste trabalho foi relatar e discutir a implementação de uma proposta de ensino envolvendo a experimentação de abordagens alternativas para o ensino do conceito de fração. Decidiu-se desenvolver este trabalho ...
    • O ensino de procedimentos estatísticos num contexto interdisciplinar 

      Hettwer, Joseane Gandin (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Nos dias de hoje tem-se tornado habitual citarmos a Estatística durante as conversas cotidianas. É possível perceber o quanto este conteúdo ganhou espaço e reconhecimento das pessoas, sendo assim, torna-se necessário que ...
    • O ensino de unidades de medida - comprimento e o sistema métrico decimal 

      Lange, Maurício Mailan (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho teve como foco principal o desenvolvimento, a análise e a discussão de uma prática pedagógica relacionada ao ensino e à aprendizagem das unidades de medida, na 5ª série (6º ano) do ensino fundamental. A prática ...
    • Ensino e aprendizagem de ângulos na Educação de Jovens e Adultos 

      Campos, Mônica Maria (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Neste trabalho é desenvolvida uma análise relativa ao ensino de ângulos, tendo em vista uma proposta pedagógica fundamentada na metodologia Engenharia Didática que foi implementada no EJA – Educação de Jovens e Adultos, ...
    • Ensino e aprendizagem de triângulos : uma experiência didática 

      Silva, Katia Alves da (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho foi elaborado para descrever, refletir sobre e aprofundar uma experiência didática que desenvolvi com alunos da 7ª série do ensino fundamental de uma escola municipal de Sapiranga. O principal objetivo foi ...
    • Estratégias de ensino-aprendizagem de frações 

      Bonotto, Diana Moor (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho descreve a aplicação de um procedimento metodológico de pesquisa e ensino no contexto de sala de aula, denominada Engenharia Didática, no qual buscou-se desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem ...
    • Estudando a geometria de maneira mais significativa 

      Guder, Deise (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A presente monografia apresenta um estudo sobre o ensino da Geometria e o desenvolvimento de uma prática pedagógica sobre esse tema, nos moldes de uma Engenharia Didática, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A ...
    • Estudando as frações 

      Pereira, Claudia Andrades (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho apresenta a descrição e a análise de uma experiência pedagógica, com ênfase no estudo das frações, ressaltando a importância da utilização de novos recursos didáticos, na sala de aula, para motivação ...
    • Estudo dos triângulos : uma proposta para o ensino de geometria com auxílio de mídias digitais 

      Medeiros, Sonia Regina Prado de (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho propõe uma discussão teórica sobre o ensino de geometria com uso de mídias digitais e apresenta a descrição e análise de uma prática pedagógica, realizada com alunos da EJA e alunos do nono ano do Ensino ...
    • Estudo do Teorema de Pitágoras 

      Rohde, Ilania (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho propõe uma iniciação ao estudo do Teorema de Pitágoras, destacando a importância de demonstrações e a necessidade de tecer relações deste conteúdo com situações-problema, vivenciadas pelo grupo de alunos de ...
    • Um estudo sobre números inteiros : investigando a resolução de situações-problema 

      Ceolin, Marcele (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Nosso trabalho teve por objetivo investigar as estratégias de resolução de situaçõesproblema aditivos envolvendo Números Inteiros. Escolhemos este tema por perceber grandes dificuldades dos alunos durante nossa experiência ...