• Adição e subtração de frações : uma proposta de ensino com o auxílio das mídias digitais 

      Renz, Janini da Luz (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho traz a análise de uma prática pedagógica, relativa ao ensinoaprendizagem de frações, desenvolvida com alunos de sexta série. Tal análise contempla as dificuldades apresentadas por esses alunos, bem como ...
    • Área e perímetro com o uso de mídias digitais : uma proposta de ensino 

      Pies, Lucilene Mauer (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Motivados pela vontade de despertar o interesse dos alunos e aperfeiçoar o método de ensino, muitos educadores tem buscado inserir em suas práticas docentes diferentes recursos didáticos, que fujam do tradicional “quadro ...
    • Ensino de frações utilizando o GeoGebra 

      Weber, Cristina Back (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Neste trabalho, relatamos o desenvolvimento, a aplicação e a análise de uma proposta didática cujo objetivo é tentar sanar dificuldades dos alunos referentes à soma e subtração de frações através do uso do software Geogebra. ...
    • Ensino de frações via as concepções parte/todo, quociente e medida 

      Breitenbach, Helena Massignam (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O objetivo deste trabalho foi relatar e discutir a implementação de uma proposta de ensino envolvendo a experimentação de abordagens alternativas para o ensino do conceito de fração. Decidiu-se desenvolver este trabalho ...
    • Estratégias de ensino-aprendizagem de frações 

      Bonotto, Diana Moor (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho descreve a aplicação de um procedimento metodológico de pesquisa e ensino no contexto de sala de aula, denominada Engenharia Didática, no qual buscou-se desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem ...
    • Estudando a geometria de maneira mais significativa 

      Guder, Deise (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A presente monografia apresenta um estudo sobre o ensino da Geometria e o desenvolvimento de uma prática pedagógica sobre esse tema, nos moldes de uma Engenharia Didática, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A ...
    • O estudo da semelhança de triângulos : uma abordagem por meio de objetos de aprendizagem 

      Radin, Leandro Duarte (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência didática realizada com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal da cidade de Santo Augusto-RS. Nesta experiência, visamos levar ao ...
    • O estudo da simetria de reflexão através das mídias digitais 

      Bauer, Daiane Maria Basso (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem como objeto mostrar a importância do estudo da Geometria, em especial da simetria de reflexão, e a possibilidade de aliar seu estudo à utilização das mídias digitais. Após uma breve apresentação sobre a ...
    • Estudo dos triângulos : uma proposta para o ensino de geometria com auxílio de mídias digitais 

      Medeiros, Sonia Regina Prado de (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho propõe uma discussão teórica sobre o ensino de geometria com uso de mídias digitais e apresenta a descrição e análise de uma prática pedagógica, realizada com alunos da EJA e alunos do nono ano do Ensino ...
    • Função afim : resolução de problemas - mídias 

      Costa, Suzana dos Santos da (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Após constatar a dificuldade de aprendizagem que alunos de diferentes níveis de escolaridade apresentam em relação ao estudo de Função Afim e com o intuito de ampliar os estudos já realizados a esse respeito, conscientes ...
    • Geometria plana : construindo relações e conceitos 

      Fabrício, Cristiane Machado (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho apresenta um estudo sobre perímetro e área de figuras planas, utilizando mídias digitais como ferramentas facilitadoras e estimuladoras do processo de aprendizagem, mais especificamente o vídeo sensibilizador ...
    • Introdução ao estudo das funções de 1º grau com o uso do software GeoGebra 

      Reis, Fernanda Pacheco dos (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho é um estudo sobre as possíveis contribuições do uso de um recurso tecnológico para introduzir o conceito de Função Afim. Foi realizado com 37 alunos de duas turmas do 1° ano do Ensino Médio, em um Colégio ...
    • Mídias digitais : um diferencial no ensino e aprendizagem de Matemática 

      Bernart, Adriane Marisa (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Neste trabalho o objetivo central foi implementar, analisar e validar propostas didáticas que utilizem as mídias digitais no processo de ensino e aprendizagem de alguns conteúdos matemáticos, bem como abordar a aceitação ...
    • Música e Matemática : experiências didáticas em dois diferentes contextos 

      Linck, Fábio Gomes (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem como proposta estabelecer relações entre a música e a Matemática, com uma proposta didática para ensino de algumas funções trigonométricas, que utiliza diferentes recursos tecnológicos. O texto traz ...
    • Novas tecnologias no ensino da geometria plana 

      Rosa, Fabiane da Silva (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho foi elaborado com o intuito de discutir o tema relativo ao uso de novas tecnologias no ensino da Matemática, tendo em vista a análise de três experiências de ensino que tiveram como meta a utilização ...
    • Uma proposta didática para o ensino da matemática no Ensino Médio : contextualização da geometria plana 

      Gonçalves, Emanueli Decezaro (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho apresenta uma aplicação matemática da geometria plana. A proposta tem como objetivo, a inserção de ferramentas tecnológicas nas aulas, associando conteúdos e recursos digitais no Ensino Médio. Através destes ...
    • Uma proposta didática para o estudo de polígonos 

      Knop, Mônica Teresa (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho apresenta um estudo sobre o uso de mídias digitais, mais especificamente o vídeo sensibilizador “Nas Malhas da Geometria” e o software “KTurtle”, como ferramentas para melhoria no processo de ensino-aprendizagem ...
    • Uma proposta interdisciplinar para o ensino de estatística com recursos de mídias 

      Gayeski, Rose Grochot (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A sociedade de hoje passa por constantes transformações, e a escola não fica de fora, sofre consequências, em que a forma tradicional de ensinar não atrai a atenção, não desperta o interesse do aluno. Este trabalho visa ...
    • Relacionando a função seno e fenômenos periódicos : uma experiência com mídias digitais 

      Uebel, Tamara (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem como tema a trigonometria, com enfoque numa proposta didática que relaciona a função trigonométrica seno a fenômenos periódicos do cotidiano e utiliza mídias digitais no estudo dos conceitos envolvidos. ...
    • Resolução de problemas nos processos de ensino e de aprendizagem em Matemática : uma discussão possível 

      Camargo, Jarbas Dionísio (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      No presente trabalho são relatadas três experiências, interferências nos processos de ensino e de aprendizagem de matemática em sala de aula, realizadas como exigência do curso Matemática, Mídias Digitais e Didática, no ...