Navegação Ciências Exatas e da Terra por Assunto "Geometria dinâmica"
Resultados 1-8 de 8
-
Área e perímetro de figuras planas : explorando construções dinâmicas com GeoGebra
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este estudo tem como foco o ensino dos conceitos de perímetro e área no 7º ano do ensino fundamental, a partir de proposta com uso de um software de Geometria Dinâmica, o GeoGebra. O principal objetivo do estudo é analisar ... -
Cálculo da área : uma proposta de geometria dinâmica com investigação matemática escolar
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo aborda a utilização do computador em sala de aula, em específico o UCA1 (Um Computador Por Aluno), e também, o uso do software GeoGebra2. Desta forma, tem o objetivo de relatar o primeiro contato de alunos de ... -
Construção do conceito de área
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]A partir da reflexão sobre o estudo da geometria em sala de aula e análise da abordagem feita pelos livros didáticos podemos verificar que a mesma tem sido apresentada de uma maneira vaga e tediosa, já que por sua vez as ... -
O ensino de quadriláteros e suas propriedades com o uso do GeoGebra : uma análise segundo o modelo de Van Hiele
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho tem por finalidade verificar como ocorre a aprendizagem dos quadriláteros e suas propriedades em ambiente de geometria dinâmica, à luz da teoria das cinco fases de aprendizagem do modelo Van Hiele. Para ... -
Geometria nos anos iniciais : uma proposta de ensino-aprendizagem usando geometria dinâmica
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]A Geometria está presente em nosso cotidiano nas mais diversas formas e seu ensino, portanto, é fundamental. No entanto, o que se percebe cada vez mais é um abandono desse importante conteúdo nos currículos escolares. Por ... -
Softwere GeoGebra como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem do teorema de Tales
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Sendo a Geometria uma importante área da Matemática e, como a partir dela os educandos podem construir outros conceitos matemáticos, este trabalho tem por objetivo relatar e analisar uma sequência didática, proposta para ... -
O uso do GeoGebra como ferramenta de aprendizagem no estudo de àreas de retângulos e triângulos
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho descreve uma proposta didática realizada com alunos de 9° ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Walter Jacob Bauermann. Tal proposta visa fazer com que o aluno se familiarize ... -
Verificação da condição de existência do triangulo usando o software GeoGebra
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho tem como pressuposto relatar a aplicação de uma proposta didática em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, utilizando o software Geogebra, como um recurso de Geometria Dinâmica de fácil instalação ...