Navegação Ciências Biológicas por Assunto "Science teaching"
Resultados 1-20 de 22
-
Abordagens e práticas da(s) Ciência(s) : um estudo sobre o Rio dos Sinos sob um olhar da educação ambiental
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho é referente ao Projeto de Ação em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental Ciência é 10! (UFRGS) que buscou aplicar e compreender as práticas pedagógicas no ensino de ciências utilizando ... -
Aprendendo de forma diferenciada sobre os elementos químicos que integram as substâncias do nosso cotidiano
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]Esta investigação foi de natureza qualitativa e se desenvolveu por meio da pesquisa-ação, utilizando uma sequência didática (SD) como forma de investigar possibilidades diferenciadas de ensinar conteúdos de química ... -
Aulas práticas de Ciências na formação do aluno com características de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]O transtorno de déficit atenção e hiperatividade - TDAH - é um dos transtornos neurobiológicos mais conhecidos na infância, acarretando uma tríade sintomatológica de falta de atenção, hiperatividade e impulsividade. O ... -
Busca de estratégias para qualificar os processos de participação e de aprendizagem de estudantes no ensino fundamental em Ciências
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]A sociedade vive em constante transformação e muitas formas de ensinar estão sendo repensadas. Alguns conteúdos, apesar de serem ministrados teoricamente não trazem uma aplicabilidade no contexto no qual o aluno está ... -
A criação e o uso do blog como estratégia educativa no ensino de ciências da natureza com enfoque na temática da sustentabilidade ambiental
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo tem como objetivo analisar como a criação de um Blog pode potencializar o envolvimento e o aprendizado dos estudantes da turma do 6° ano, sobre a temática da sustentabilidade ambiental, na disciplina de Ciências. ... -
Efeito estufa : uma proposta didática para o ensino de Ciências em tempos remotos
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho propõe-se a investigar a importância da utilização de aulas práticas nas aulas de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, em tempos de pandemia e aulas remotas. Desta maneira, o presente estudo tem ... -
Os efeitos do aquecimento global na produção de alimentos
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]Durante as aulas de Ciências e mesmo nos livros didáticos atuais, o efeito estufa geralmente é descrito como sendo um fenômeno de ocorrência natural, salientando sua importância para a vida na Terra. Da mesma forma, o ... -
O ensino das Ciências na mudança do contexto de vida dos agricultores por meio da agroecologia
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho consiste em uma pesquisa sobre como o Ensino de Ciências nas escola, com foco na agroecologia, pode influenciar e modificar a opinião crítica de alunos advindos de familías de agricultores. Trata-se de ... -
Experimentação didática aliada às tecnologias digitais de informação e comunicação : alguns indicadores para materiais mo ensino de Ciências
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]A partir das experiências vivenciadas com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na prática docente no ensino remoto, bem como do Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização, este artigo ... -
Experimentação no ensino de Ciências para construção da aprendizagem significativa
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente artigo teve como objetivo contribuir no ensino-aprendizagem do aluno em uma construção significativa dos conceitos sobre gases poluentes e meio ambiente, com uma prática experimental em sala de aula sobre o ... -
Horta medicinal como metodologia de ensino por investigação na aula de Ciências
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]O objetivo deste artigo é descrever uma reflexão sobre a prática pedagógica, abordando tema horta medicinal como metodologia de ensino por investigação em sala de aula, com o propósito de contribuir com o desenvolvimento ... -
O letramento científico na educação infantil : uma proposta de sequência didática a partir da reciclagem de papel
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]O desenvolvimento do letramento científico deve ser uma tarefa constante do educador de Ciências. Este processo deve ser iniciado ainda na educação infantil, pois a criança desde cedo possui criatividade e curiosidade em ... -
Observar e relacionar conhecimentos na educação básica : criando estratégias para o ensino remoto
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]A pesquisa teve como objetivo investigar a capacidade interpretativa de experimentos por meio da análise de imagens, estimulando a observação de conceitos físicos/químicos/ecológicos e relacionando-os com seu próprio ... -
A percepção dos alunos do 9º ano diante da presença do laboratório de Ciências na escola M.E.F Alberto Pasqualini
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]O ensino de Ciências nas escolas brasileiras, de modo geral, ainda acontece de forma tradicional e as pesquisas nessa área, costumeiramente, têm como foco o professor. Assim, este trabalho teve como objetivo identificar a ... -
Recursos educacionais abertos : a produção de podcasts para utilização no ensino remoto de ciências nos anos finais do ensino fundamental
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa que podem ser disponibilizados através de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para livre utilização e/ou adaptação. ... -
Reflexões sobre o ensino de astronomia no ensino fundamental II a partir das atividades teóricas e práticas da Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho teve como objetivo apresentar as reflexões sobre o ensino de conhecimentos básicos de Astronomia e Astronáutica a partir da realização das atividades teóricas e práticas propostas pela Olimpíada Brasileira ... -
Relato reflexivo sobre a realização de atividades lúdicas sobre o tema lixo em uma escola de ensino fundamental
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho teve como objetivo apresentar reflexões sobre situações vivenciadas após a utilização de jogos como atividades pedagógicas realizadas sobre o tema lixo, relatando as impressões da professora e dos alunos ... -
Sequência didática : consequências do descarte incorreto, reaproveitamento e a separação do lixo domiciliar para o ensino de Ciências
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo apresenta uma estratégia didática, desenvolvida no âmbito da Especialização Ciência é 10!, que tem por objetivo executar ações de conscientização dos alunos sobre a geração e destinação do lixo domiciliar. ... -
Sistemas do corpo e ensino de Ciências : uma análise de livros didáticos à luz das diretrizes curriculares nacionais
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]Esta pesquisa tem por objetivo analisar três exemplares de livros didáticos da disciplina de Ciências para o oitavo ano do ensino fundamental, adotados pela escola EMEF América localizada na zona leste de Porto Alegre. ... -
Tem alguma palavra que envolve tudo? uma proposta de sequência didática sobre biodiversidade a partir da história de vida de Wangari Maathai
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]A biodiversidade e sua conservação, além de ser uma temática central prevista no componente curricular para ensino de ciências, é extremamente relevante para o propósito de transformação social da educação. Com caráter ...