Uma proposta de instrumento para avaliação da Educação a Distância
View/ Open
Date
2014Author
Type
Title alternative
A proposal of evaluation tool for Distance Learning Education
Propuesta de instrumento para evaluación de la educación a distancia
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este artigo propõe um instrumento de avaliação para a educação a distância, e relata a sua aplicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No desenvolvimento da proposta, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e, posteriormente, uma pesquisa de campo a fim de testar o pré-instrumento de avaliação proposto junto aos alunos do Curso de Pedagogia a distância e a sua validação junto à amostra considerada. O instrumento proposto possui 67 itens que permitem avaliar as dimensões: (i) corpo ...
Este artigo propõe um instrumento de avaliação para a educação a distância, e relata a sua aplicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No desenvolvimento da proposta, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e, posteriormente, uma pesquisa de campo a fim de testar o pré-instrumento de avaliação proposto junto aos alunos do Curso de Pedagogia a distância e a sua validação junto à amostra considerada. O instrumento proposto possui 67 itens que permitem avaliar as dimensões: (i) corpo docente, corpo de tutores e coordenação; (ii) organização didático-pedagógica e; (iii) instalações físicas. O alfa de Cronbach do instrumento foi de 0,982, o que indica alta consistência interna, oportunizando a validação do instrumento. No total, 165 alunos participaram da pesquisa. Dada a generalidade do instrumento proposto, conclui-se que o mesmo pode ser aplicado para a avaliação da educação a distância ofertada por qualquer tipo de Instituição, seja de natureza pública ou privada. ...
Abstract
This paper proposes an evaluation tool for distance learning education and reports its application at the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil. The proposal is based on bibliographic research. Later, a field study in a Pedagogy distance learning education course was conducted in order to test and validate the tool. The evaluation tool consists of 67 items and includes the following dimensions: (i) faculty, tutors and managing staff; (ii) didactic and pedagogic organization; and (iii) ...
This paper proposes an evaluation tool for distance learning education and reports its application at the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil. The proposal is based on bibliographic research. Later, a field study in a Pedagogy distance learning education course was conducted in order to test and validate the tool. The evaluation tool consists of 67 items and includes the following dimensions: (i) faculty, tutors and managing staff; (ii) didactic and pedagogic organization; and (iii) physical facilities. Overall Cronbach’s alpha for the questionnaire was 0.982, indicating high internal consistency. A total of 165 students took part in the study. Given the instrument generality, it can be used to evaluate distance learning education initiatives offered by any Higher Education Institution, either public or private. ...
Resumen
Este artículo propone un instrumento de evaluación para la educación a distancia y relata su aplicación en la Universidad Federal de Rio Grande do Sul, Brasil. Para el desarrollo de la propuesta, se realizó una revisión bibliográfica y una investigación de campo que tratan de verificar el pre-instrumento de evaluación. Esto involucró la participación de los alumnos del Curso de Pedagogía a distancia y la validación se hizo con esta muestra. El instrumento propuesto se compone de 67 ítems que pe ...
Este artículo propone un instrumento de evaluación para la educación a distancia y relata su aplicación en la Universidad Federal de Rio Grande do Sul, Brasil. Para el desarrollo de la propuesta, se realizó una revisión bibliográfica y una investigación de campo que tratan de verificar el pre-instrumento de evaluación. Esto involucró la participación de los alumnos del Curso de Pedagogía a distancia y la validación se hizo con esta muestra. El instrumento propuesto se compone de 67 ítems que permiten evaluar las siguientes dimensiones: Iº) cuerpo docente, cuerpo de tutores y coordinación, 2º) organización didácticopedagógica y 3º) instalaciones físicas. El alfa de Cronbach del instrumento fue de 0,982, lo que indica alta consistencia interna y permite la validación del instrumento. En total, 165 estudiantes participaron de la investigación. Debido a la generalidad del instrumento propuesto, se concluye que puede aplicarse para evaluación a distancia ofrecida por cualquier tipo de institución, sea de naturaleza pública o privada. ...
In
Ensaio. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 22, n. 83 (abr./jun. 2014), p. 321-354
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40021)Engineering (2426)
This item is licensed under a Creative Commons License