Show simple item record

dc.contributor.authorRodrigues, Cláudia Medianeira Cruzpt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Jose Luis Duartept_BR
dc.contributor.authorCortimiglia, Marcelo Nogueirapt_BR
dc.contributor.authorBündchen, Cristianept_BR
dc.date.accessioned2015-06-23T02:02:35Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn0104-4036pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/118096pt_BR
dc.description.abstractEste artigo propõe um instrumento de avaliação para a educação a distância, e relata a sua aplicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No desenvolvimento da proposta, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e, posteriormente, uma pesquisa de campo a fim de testar o pré-instrumento de avaliação proposto junto aos alunos do Curso de Pedagogia a distância e a sua validação junto à amostra considerada. O instrumento proposto possui 67 itens que permitem avaliar as dimensões: (i) corpo docente, corpo de tutores e coordenação; (ii) organização didático-pedagógica e; (iii) instalações físicas. O alfa de Cronbach do instrumento foi de 0,982, o que indica alta consistência interna, oportunizando a validação do instrumento. No total, 165 alunos participaram da pesquisa. Dada a generalidade do instrumento proposto, conclui-se que o mesmo pode ser aplicado para a avaliação da educação a distância ofertada por qualquer tipo de Instituição, seja de natureza pública ou privada.pt_BR
dc.description.abstractThis paper proposes an evaluation tool for distance learning education and reports its application at the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil. The proposal is based on bibliographic research. Later, a field study in a Pedagogy distance learning education course was conducted in order to test and validate the tool. The evaluation tool consists of 67 items and includes the following dimensions: (i) faculty, tutors and managing staff; (ii) didactic and pedagogic organization; and (iii) physical facilities. Overall Cronbach’s alpha for the questionnaire was 0.982, indicating high internal consistency. A total of 165 students took part in the study. Given the instrument generality, it can be used to evaluate distance learning education initiatives offered by any Higher Education Institution, either public or private.en
dc.description.abstractEste artículo propone un instrumento de evaluación para la educación a distancia y relata su aplicación en la Universidad Federal de Rio Grande do Sul, Brasil. Para el desarrollo de la propuesta, se realizó una revisión bibliográfica y una investigación de campo que tratan de verificar el pre-instrumento de evaluación. Esto involucró la participación de los alumnos del Curso de Pedagogía a distancia y la validación se hizo con esta muestra. El instrumento propuesto se compone de 67 ítems que permiten evaluar las siguientes dimensiones: Iº) cuerpo docente, cuerpo de tutores y coordinación, 2º) organización didácticopedagógica y 3º) instalaciones físicas. El alfa de Cronbach del instrumento fue de 0,982, lo que indica alta consistencia interna y permite la validación del instrumento. En total, 165 estudiantes participaron de la investigación. Debido a la generalidad del instrumento propuesto, se concluye que puede aplicarse para evaluación a distancia ofrecida por cualquier tipo de institución, sea de naturaleza pública o privada.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEnsaio. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 22, n.83 (abr./jun. 2014), p. 321-354pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectAvaliação da educaçãopt_BR
dc.subjectEvaluation toolen
dc.subjectInstrumentos de avaliaçãopt_BR
dc.subjectEducación superiores
dc.subjectEducación a distanciaes
dc.subjectInstrumento de evaluaciónes
dc.titleUma proposta de instrumento para avaliação da Educação a Distânciapt_BR
dc.title.alternativeA proposal of evaluation tool for Distance Learning Education en
dc.title.alternativePropuesta de instrumento para evaluación de la educación a distancia es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000937247pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record