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dc.contributor.advisorHickmann, Roseli Inêspt_BR
dc.contributor.authorSantos, Joseane Frassoni dospt_BR
dc.date.accessioned2015-06-10T02:00:46Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117655pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa perceber os efeitos da educação integral nos processos de inclusão escolar de alunos com deficiência. Seu objetivo principal foi investigar as relações e interlocuções entre educação integral e educação inclusiva, procurando perceber quais as contribuições que uma escola organizada pedagogicamente a partir da proposta de educação integral, pode possibilitar para os processos de inclusão escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso de inspiração etnográfica, sobre os efeitos da educação integral nos processos de inclusão escolar de alunos com deficiência de acordo com a perspectiva de três pedagogas e um professor especialista que realizam a sua docência junto aos alunos de uma escola municipal de Canoas, em uma turma de Ensino Fundamental, composta por oitenta alunos, sendo que nove possuem deficiência. Os aportes teóricos foram: Jaqueline Moll, Maria Beatriz P. Titton e Suzana M. Pacheco nos argumentos sobre Educação Integral; Humberto Maturana e Philippe Meirieu ao tratar sobre a relação pedagógica; e, Mauren L. Tezzari, Claudio Baptista sobre inclusão escolar. As análises apontam para um entendimento da educação integral como promotora das distintas dimensões dos alunos. Também observou-se que há necessidade de maior compreensão das professoras quanto à ampliação do tempo escolar, considerando que elas percebem a importância da educação integral para a inclusão escolar, porém necessitam de um adensamento e problematização da concepção de tempo nos processos inclusivos articulados à formação integral dos educandos. Como contribuições a pesquisa possibilitou refletir que a educação integral surge como uma proposta de educação que contribui para a inclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino ao propiciar a ampliação e articulação dos tempos e espaços escolares e do currículo interdisciplinar que favoreça aprendizagens significativas e formação integral através do conhecimento complexo, das relações entre os indivíduos, e do foco nos diferentes ritmos e tempos de aprendizagens.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleDas mandalas às teias : a educação integral favorecendo os processos inclusivospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000967019pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativaspt_BR


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