Das mandalas às teias : a educação integral favorecendo os processos inclusivos
dc.contributor.advisor | Hickmann, Roseli Inês | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Joseane Frassoni dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-06-10T02:00:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/117655 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho visa perceber os efeitos da educação integral nos processos de inclusão escolar de alunos com deficiência. Seu objetivo principal foi investigar as relações e interlocuções entre educação integral e educação inclusiva, procurando perceber quais as contribuições que uma escola organizada pedagogicamente a partir da proposta de educação integral, pode possibilitar para os processos de inclusão escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso de inspiração etnográfica, sobre os efeitos da educação integral nos processos de inclusão escolar de alunos com deficiência de acordo com a perspectiva de três pedagogas e um professor especialista que realizam a sua docência junto aos alunos de uma escola municipal de Canoas, em uma turma de Ensino Fundamental, composta por oitenta alunos, sendo que nove possuem deficiência. Os aportes teóricos foram: Jaqueline Moll, Maria Beatriz P. Titton e Suzana M. Pacheco nos argumentos sobre Educação Integral; Humberto Maturana e Philippe Meirieu ao tratar sobre a relação pedagógica; e, Mauren L. Tezzari, Claudio Baptista sobre inclusão escolar. As análises apontam para um entendimento da educação integral como promotora das distintas dimensões dos alunos. Também observou-se que há necessidade de maior compreensão das professoras quanto à ampliação do tempo escolar, considerando que elas percebem a importância da educação integral para a inclusão escolar, porém necessitam de um adensamento e problematização da concepção de tempo nos processos inclusivos articulados à formação integral dos educandos. Como contribuições a pesquisa possibilitou refletir que a educação integral surge como uma proposta de educação que contribui para a inclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino ao propiciar a ampliação e articulação dos tempos e espaços escolares e do currículo interdisciplinar que favoreça aprendizagens significativas e formação integral através do conhecimento complexo, das relações entre os indivíduos, e do foco nos diferentes ritmos e tempos de aprendizagens. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | Das mandalas às teias : a educação integral favorecendo os processos inclusivos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000967019 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)