Trajetórias criativas : jovens construindo autonomia
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
A presente pesquisa buscou investigar a forma com que os jovens participantes do Projeto Trajetórias Criativas da Escola Estadual de Educação Básica Professor Gentil Viegas Cardoso descrevem a metodologia utilizada no mesmo e como ela contribuiu para reforçar a sua autoestima, sendo que estes jovens, muitas vezes, têm dificuldades para assumir posturas autônomas. O Projeto Trajetórias Criativas possui o objetivo de resgatar2os jovens que estão em defasagem idade-série em função de suas repetênc ...
A presente pesquisa buscou investigar a forma com que os jovens participantes do Projeto Trajetórias Criativas da Escola Estadual de Educação Básica Professor Gentil Viegas Cardoso descrevem a metodologia utilizada no mesmo e como ela contribuiu para reforçar a sua autoestima, sendo que estes jovens, muitas vezes, têm dificuldades para assumir posturas autônomas. O Projeto Trajetórias Criativas possui o objetivo de resgatar2os jovens que estão em defasagem idade-série em função de suas repetências e evasões, visando à progressão dos jovens ao Ensino Médio. Para isto, se faz necessário um trabalho intenso que possa envolver a autoestima e o interesse pelos estudos. No Projeto há uma chance de “aprender o desconhecido” ou de “recuperar o tempo perdido” na vida destes jovens. A partir da constatação de que, uma das causas de distorções entre idade-série, era a baixa autoestima e a desmotivação procura-se metodologias que acrescentem, ao estudante, conhecimentos e motivação, no qual se dá ao aproximar conteúdos escolares à realidade deles. A pesquisa foi realizada através de entrevistas semi estruturadas composta de oito perguntas com seis jovens participantes e ex-alunos do projeto. Os jovens ressaltam que, durante e após a participação, se tornaram indivíduos mais otimistas em relação a sua vida escolar e que isto acaba refletindo em outros âmbitos: familiar e social. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License