Trajetórias criativas : jovens construindo autonomia
dc.contributor.advisor | Perondi, Maurício | pt_BR |
dc.contributor.author | Rocha, Claudia Aline Goudinho da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-06-09T01:59:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/117600 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa buscou investigar a forma com que os jovens participantes do Projeto Trajetórias Criativas da Escola Estadual de Educação Básica Professor Gentil Viegas Cardoso descrevem a metodologia utilizada no mesmo e como ela contribuiu para reforçar a sua autoestima, sendo que estes jovens, muitas vezes, têm dificuldades para assumir posturas autônomas. O Projeto Trajetórias Criativas possui o objetivo de resgatar2os jovens que estão em defasagem idade-série em função de suas repetências e evasões, visando à progressão dos jovens ao Ensino Médio. Para isto, se faz necessário um trabalho intenso que possa envolver a autoestima e o interesse pelos estudos. No Projeto há uma chance de “aprender o desconhecido” ou de “recuperar o tempo perdido” na vida destes jovens. A partir da constatação de que, uma das causas de distorções entre idade-série, era a baixa autoestima e a desmotivação procura-se metodologias que acrescentem, ao estudante, conhecimentos e motivação, no qual se dá ao aproximar conteúdos escolares à realidade deles. A pesquisa foi realizada através de entrevistas semi estruturadas composta de oito perguntas com seis jovens participantes e ex-alunos do projeto. Os jovens ressaltam que, durante e após a participação, se tornaram indivíduos mais otimistas em relação a sua vida escolar e que isto acaba refletindo em outros âmbitos: familiar e social. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Autoestima | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.title | Trajetórias criativas : jovens construindo autonomia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000967023 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)