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dc.contributor.advisorSouza, Diogo Onofre Gomes dept_BR
dc.contributor.authorBorba Filho, Gilvan Luizpt_BR
dc.date.accessioned2015-06-09T01:59:39Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117582pt_BR
dc.description.abstractA ciência e tecnologia andam juntas. A ciência fornece o conhecimento para a geração de novas tecnologias que, porsua vez, disponibiliza novas ferramentas para a geração de novos conhecimentos. Uma educação científica deve vir acompanhada de uma educação tecnológica permitindo então que o aluno entenda não só o experimento, mas também como os resultados foram obtidos, como os equipamentos, técnicas e protocolos funcionam. Para uma educação científica efetiva o aluno deve ir além de expectador, se colocando no papel de pesquisador, a fim de construir seu próprio conhecimento. No entanto, para essa tarefa, é necessário o uso de equipamentos adequados ao experimento a ser realizado. Essa tese visa suprir a necessidade de equipamentos para experimentos na área de neurociência focados no estudo de memória e aprendizado, utilizando roedores e peixes como modelos animais na tarefa de esquiva inibitória passiva. Esses equipamentos visam uma maior acessibilidade do ponto de vista operacional e financeiro, sendo mais precisos e com isso fornecendo dados mais confiáveis e robustos do que os equipamentos disponíveis. Possibilitando aos alunos, da alfabetização à pós-graduação, a realização de experimentos comportamentais, tanto de maneira simples quanto complexas, interagindo em todas as etapas experimentais, resultando em aprendizagem e desenvolvimento cognitivo além de possibilitar novas descobertas científicas.pt_BR
dc.description.abstractScience and technology walking together, science provides the knowledge to generate new technologies which in turn provides new tools for the generation of new knowledge. A science education must be accompanied by a technological education to enable students to understand not only the experiment, but also how the results were obtained, understanding how the equipment, techniques and protocols work. For effective science education the student must go beyond bystander, putting themselves in the researcher function in order to construct their own knowledge. However for this task, it is necessary to use suitable equipment to the experiment to be performed. This PhD Thesis aims to fill a need for equipment for experiments in neuroscience focused on the study of memory and learning, using rodents and fish as animal models in the passive inhibitory avoidance task. These devices achieve greater accessibility of the operational and financial point, being more accurate and thus providing more reliable and consistent data that current equipment. Enabling student’s literacy to post graduate conducting simple and complex behavioral experiments, interacting in all experimental steps, resulting in learning and cognitive development and enable new scientific discoveries.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectPassive inhibitory avoidance tasken
dc.subjectEquipamentos e provisõespt_BR
dc.subjectPatenteen
dc.subjectMemoryen
dc.subjectExperiências laboratoriaispt_BR
dc.subjectNeurociênciaspt_BR
dc.subjectZebrafishen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectRatsen
dc.titleDesenvolvimento e utilização de equipamentos da neurociência para subsidiar a descoberta científica por alunos do ensino básico à pós-graduaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000968000pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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