Práticas didáticas em ambiente virtual de aprendizagem modificações da ação docente
dc.contributor.advisor | Becker, Fernando | pt_BR |
dc.contributor.author | Menegotto, Daniela Brun | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-06-09T01:59:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/117573 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese tem como temática central as práticas didáticas em Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Investiga as modificações que estão sendo produzidas na ação docente e evidenciadas nos registros on line das práticas didáticas em AVA. A investigação ocorre a partir dos marcos teórico e conceitual propostos pela Epistemologia Genética piagetiana. Parte de um estudo de caso das práticas didáticas on line, de um curso Técnico desenvolvido no AVA MOODLE. Elege como evidências de dados os registros escritos on line das organizações didáticas, desenvolvidas em diferentes semestres pelo mesmo docente, e as entrevistas semiestruturadas e inspiradas em alguns recursos do método clínico piagetiano. Todas as práticas on line selecionadas dos seis docentes foram analisadas por meio da análise de conteúdo. As entrevistas foram realizadas com os docentes e objetivaram conhecer: a trajetória acadêmica e profissional de cada um deles; confirmar o que fora analisado a partir dos registros escritos on line das suas práticas no ambiente virtual; compreender o que os leva a realizar mudanças na sua ação durante a organização das suas práticas didáticas on line. Chegou-se a três categorias de práticas didáticas on line: as que apresentam modificações dos formatos; as que apresentam modificações metodológicas; e aquelas que apresentam modificações dos formatos e modificações metodológicas. As modificações dos formatos compreendem as modificações de apresentação e de organização dos espaços, de apresentação e de elaboração do material didático, de comunicação das linguagens escrita, visual e audiovisual. São modificações figurativas do objeto, ou seja, constituídas apenas por configurações. E são realizadas a partir da percepção do docente em relação à organização das formas. As modificações metodológicas compreendem as modificações de comunicação e expressão e de proposta pedagógica de avaliação da aprendizagem. Essas modificações respondem às necessidades do docente e às reflexões realizadas a partir das ações. | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis has as its central theme the teaching practices in Virtual Environment of Learning – VEL. It investigates the changes that are being produced in the teaching activities and evidenced in the records of online teaching practices in VEL. The research occurs based on the theoretical and conceptual frameworks proposed by Piaget’s Genetic Epistemology. Part of a case study of teaching practices online, a technical course is developed in VEL MOODLE. It chooses as data evidence the online written records of the educational organizations, developed in different semesters by the teacher, and the semi-structured interviews and inspired in some features of Piaget’s clinical method. All online practices selected from the six teachers were analyzed by means of the content analysis. Interviews were conducted with teachers and they aimed to know: the academic and professional trajectory of each of them; confirm what had been analyzed from the online writing records of their practices in the virtual environment; understand what drives them to make changes in its action during the organization of their online teaching practices. There were even three categories of online teaching practice: the ones that present format changes; the ones with methodological changes; and the ones with format changes and methodological changes. The format modifications include modifications of presentation organization of spaces, presentation and preparation of the teaching material, communication of the written, visual and audiovisual languages. They are figurative modifications of the object, in other words, consisting only of configurations. And they are performed from the perception of teachers in relation to the organization of forms. The methodological changes include communication modifications and expression and pedagogical proposal for learning evaluation. Those changes meet the needs of teachers and the considerations made from actions. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teaching practices | en |
dc.subject | Ambiente virtual | pt_BR |
dc.subject | Ambiente de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Virtual environment of learning | en |
dc.subject | Changes in the teaching action | en |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | Práticas didáticas em ambiente virtual de aprendizagem modificações da ação docente | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Marques, Tânia Beatriz Iwaszko | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000967391 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Multidisciplinary (2573)IT in Education (322)