Bibliotecário como mediador de aprendizagem : uma proposta a partir do uso das TICs
dc.contributor.advisor | Corte Real, Luciane Magalhães | pt_BR |
dc.contributor.author | Martins, Luziane Graciano | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-06-09T01:59:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/117560 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo do estudo é apresentar um ambiente digital de aprendizagem no âmbito da biblioteca escolar. O ambiente trata da plataforma PBworks na qual o usuário poderá controlar e participar da produção do ambiente de forma colaborativa, interagindo em diversas interfaces, sendo o bibliotecário o mediador de aprendizagem. A plataforma ultrapassa o conceito de um simples repositório de materiais digitais, através da possibilidade de interação dos partícipes com os recursos disponibilizados na rede. Foram selecionados como objetos de aprendizagem: textos, imagens, sons, livros, periódicos e aplicativos. As TICs sob o olhar da psicopedagogia são apontadas como recursos para enfrentar problemas de aprendizagem, incluindo os profissionais envolvidos na prática educativa. A psicopedagogia assim como a biblioteconomia preocupa-se com a mediação da aprendizagem e a construção do conhecimento, a formação de um sujeito sócio-participativo, agente de seu saber. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective is to present a digital learning environment in the school library. The environment is about PBworks platform on which the user can control and participate in the production of collaboratively environment interacting on various interfaces, and the librarian the learning facilitator. The platform goes beyond the concept of a simple digital materials repository, through the possibility of interaction of participants with the resources available in the network. Have been selected learning objects: text, images, sounds, books, periodicals and applications. The TICs from the perspective of educational psychology are seen as resources to address learning problems, including professionals involved in educational practice. The educational psychology as well as the library is concerned with the mediation of learning and the construction of knowledge, the formation of a sócio-participating subject, your agent know. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Bibliotecário | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca escolar | pt_BR |
dc.subject | Psicopedagogia | pt_BR |
dc.title | Bibliotecário como mediador de aprendizagem : uma proposta a partir do uso das TICs | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000967685 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade a distância | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)