Festivais de música em área de segurança nacional : a periferia da música popular brasileira na cidade do Rio Grande (1970-1976)
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como foco de interpretação histórica a produção musical autoral dos compositores riograndinos destinada à participação em festivais de música realizados ao longo da década de 1970 na cidade do Rio Grande – RS. Neste sentido, balizando a pesquisa em uma abordagem contextual, procuro descrever como os artistas da época, desvinculados dos meios de comunicação, da indústria do disco e do mercado cultural, produziam suas canções, em um ambiente hostil, onde a censura, a repressão e ...
Este trabalho tem como foco de interpretação histórica a produção musical autoral dos compositores riograndinos destinada à participação em festivais de música realizados ao longo da década de 1970 na cidade do Rio Grande – RS. Neste sentido, balizando a pesquisa em uma abordagem contextual, procuro descrever como os artistas da época, desvinculados dos meios de comunicação, da indústria do disco e do mercado cultural, produziam suas canções, em um ambiente hostil, onde a censura, a repressão e a tortura, foram práticas comuns, e os festivais de música um dos poucos canais de expressão cultural da população local, ainda que sofressem a interferência direta de grupos ligados as elites políticas e econômicas que possuíam interesses bem definidos quanto aos proveitos que estes eventos poderiam reverter. ...
Abstract
This work focuses on the historical interpretation of the musical production of composers riograndinos copyright intended participation in music festivals held throughout 1970 in Rio Grande - RS. In this sense, it marks out the research in a contextual approach, I try to describe how the artists of the time, unlinked media, the recording industry and the cultural market, producing their songs in a hostile environment, where censorship, repression and torture, were common practices, and music fe ...
This work focuses on the historical interpretation of the musical production of composers riograndinos copyright intended participation in music festivals held throughout 1970 in Rio Grande - RS. In this sense, it marks out the research in a contextual approach, I try to describe how the artists of the time, unlinked media, the recording industry and the cultural market, producing their songs in a hostile environment, where censorship, repression and torture, were common practices, and music festivals one of the few channels of cultural expression of the local population, though suffered direct interference from groups linked to political and economic elites who had well-defined interests regarding the income that these events could reverse. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)História (653)
Este item está licenciado na Creative Commons License