Meditando e brincando : práticas de meditação na educação infantil
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Neste trabalho é realizada uma pesquisa teórica sobre meditação com crianças no ambiente escolar, sob uma visão de educação integral e holística. O objetivo do estudo é fazer um levantamento dos fundamentos teóricos a fim de refletir de que maneira a meditação pode beneficiar o desenvolvimento da criança na sua integralidade, estimulando a aprendizagem intelectual, moral, emocional e física. Este documento inclui esclarecimentos sobre a educação holística, sobre o que é meditação e quais as prá ...
Neste trabalho é realizada uma pesquisa teórica sobre meditação com crianças no ambiente escolar, sob uma visão de educação integral e holística. O objetivo do estudo é fazer um levantamento dos fundamentos teóricos a fim de refletir de que maneira a meditação pode beneficiar o desenvolvimento da criança na sua integralidade, estimulando a aprendizagem intelectual, moral, emocional e física. Este documento inclui esclarecimentos sobre a educação holística, sobre o que é meditação e quais as práticas que podem ser benéficas para as crianças. Objetivando o desenvolvimento das dimensões cognitiva, afetiva e psicológica que buscam desconstruir a visão de que mente e corpo estão separados e a fim de mostrar que ambos devem andar juntos. A aprendizagem das crianças que em tempos antigos era mecanicista, hoje dá espaço para a expressão e o relaxamento. A partir de levantamento realizado também são indicadas formas de como essas práticas podem ser abordadas no dia-a-dia da educação infantil. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License