Educação em tempo integral : conquistas e desafios na educação infantil
Fecha
2015Autor
Tutor
Nivel académico
Especialización
Resumo
O presente artigo resulta das construções realizadas no Curso de Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea: ênfase na abordagem teórico metodológica Trajetórias Criativas - UFRGS. O objetivo da investigação foi examinar as práticas pedagógicas dos professores da educação infantil integral, bem como seus planejamentos para analisar o currículo proposto com vistas à educação integral. Assim foi realizado contato com a escola do referido estudo, para uma pesquisa qualitativa num ...
O presente artigo resulta das construções realizadas no Curso de Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea: ênfase na abordagem teórico metodológica Trajetórias Criativas - UFRGS. O objetivo da investigação foi examinar as práticas pedagógicas dos professores da educação infantil integral, bem como seus planejamentos para analisar o currículo proposto com vistas à educação integral. Assim foi realizado contato com a escola do referido estudo, para uma pesquisa qualitativa num estudo de caso, onde os profissionais envolvidos na turma responderam a um questionário de quatro perguntas, foram observados em oito aulas diversas, acompanhados em duas reuniões pedagógicas e tiveram seus planos semestrais analisados. Para fundamentação teórica a pesquisa teve base nos educadores Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Maria Carmem Silveira Barbosa e Jaqueline Moll. Ao analisar os dados coletados observam-se as aproximações e distanciamentos da proposta de Educação Integral na Escola de Tempo Integral. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License