Jovens, internet e escola
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este estudo buscou identificar como acontecem essas relações do uso do espaço virtual concomitantemente com o da sala de aula e o que os jovens pensam e analisam acerca de seu rendimento escolar como um todo. Tais aspectos são relevantes, pois cotidianamente surgem questionamentos acerca dos métodos de como educar e promover a cidadania digital desses jovens, que estão intimamente ligados à cultura digital, dentro do espaço escolar junto com as demais disciplinas. O objetivo deste trabalho foi ...
Este estudo buscou identificar como acontecem essas relações do uso do espaço virtual concomitantemente com o da sala de aula e o que os jovens pensam e analisam acerca de seu rendimento escolar como um todo. Tais aspectos são relevantes, pois cotidianamente surgem questionamentos acerca dos métodos de como educar e promover a cidadania digital desses jovens, que estão intimamente ligados à cultura digital, dentro do espaço escolar junto com as demais disciplinas. O objetivo deste trabalho foi investigar quais são as implicações do uso, relações e interações dos alunos com a internet na escola e fora dela e como isso implica no seu rendimento escolar, de jovens estudantes dos anos finais em uma escola de ensino fundamental. Participaram deste estudo oito jovens, de 14 a 16 anos, estudantes de Porto Alegre. De acordo com os resultados apresentados na investigação foi possível perceber um grande destaque para a falta de utilização das tecnologias da informação nos meios educacionais. Mesmo sendo unânime a resposta dos alunos quanto aos benefícios proporcionados pelo uso da internet no ambiente escolar, ainda assim, a escola mantem seu currículo tradicional não oportunizando novas práticas de inclusão digital aos seus alunos. O tema juventude e internet, é bastante recorrente em nosso dia-a-dia e, por isso, necessita de um maior número de pesquisas nessa área. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License