Trajetórias criativas : relações entre a gestão escolar e o desempenho do projeto em duas escolas pilotos em Alvorada e Porto Alegre
Fecha
2015Nivel académico
Especialización
Resumo
O projeto Trajetórias Criativas é uma parceria entre o Colégio de Aplicação da UFRGS, a UFRGS, a Secretaria de Educação Estadual e o Ministério da Educação que visa corrigir problemas de distorção entre idade/série em alunos do ensino fundamental. A gestão escolar e, principalmente, a figura do gestor detém um importante papel no sucesso dessa abordagem, sendo esta relação o objeto principal de estudos do presente artigo. Através dos preceitos da educação integral, as premissas do projeto Traje ...
O projeto Trajetórias Criativas é uma parceria entre o Colégio de Aplicação da UFRGS, a UFRGS, a Secretaria de Educação Estadual e o Ministério da Educação que visa corrigir problemas de distorção entre idade/série em alunos do ensino fundamental. A gestão escolar e, principalmente, a figura do gestor detém um importante papel no sucesso dessa abordagem, sendo esta relação o objeto principal de estudos do presente artigo. Através dos preceitos da educação integral, as premissas do projeto Trajetórias Criativas é possível compreender a rede de comunicação e formação de espaços de aprendizagem significativos em escolas da rede pública estadual de Porto Alegre e da região metropolitana da capital. No presente artigo, com base numa pesquisa de cunho qualitativo, analisamos as concepções de dois gestores de escolas onde o Trajetórias Criativas acontece. A partir dessas informações coletadas verificamos o quanto uma gestão comprometida com o problema da defasagem escolar pode contribuir para minimizar e até mesmo acabar com essa realidade. O embasamento teórico deste artigo teve por base os pressupostos de LAVILLE e DIONE no que tange à gestão e XAVIER e DUTRA dentre outros autores significativos no cenário da educação integral no Brasil. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License