Trajetórias criativas : relações entre a gestão escolar e o desempenho do projeto em duas escolas pilotos em Alvorada e Porto Alegre
dc.contributor.advisor | Souza, Henry Daniel Lorencena | pt_BR |
dc.contributor.author | Castro, Christian Silva de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-06-06T02:00:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/117507 | pt_BR |
dc.description.abstract | O projeto Trajetórias Criativas é uma parceria entre o Colégio de Aplicação da UFRGS, a UFRGS, a Secretaria de Educação Estadual e o Ministério da Educação que visa corrigir problemas de distorção entre idade/série em alunos do ensino fundamental. A gestão escolar e, principalmente, a figura do gestor detém um importante papel no sucesso dessa abordagem, sendo esta relação o objeto principal de estudos do presente artigo. Através dos preceitos da educação integral, as premissas do projeto Trajetórias Criativas é possível compreender a rede de comunicação e formação de espaços de aprendizagem significativos em escolas da rede pública estadual de Porto Alegre e da região metropolitana da capital. No presente artigo, com base numa pesquisa de cunho qualitativo, analisamos as concepções de dois gestores de escolas onde o Trajetórias Criativas acontece. A partir dessas informações coletadas verificamos o quanto uma gestão comprometida com o problema da defasagem escolar pode contribuir para minimizar e até mesmo acabar com essa realidade. O embasamento teórico deste artigo teve por base os pressupostos de LAVILLE e DIONE no que tange à gestão e XAVIER e DUTRA dentre outros autores significativos no cenário da educação integral no Brasil. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Qualidade | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | Trajetórias criativas : relações entre a gestão escolar e o desempenho do projeto em duas escolas pilotos em Alvorada e Porto Alegre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000967643 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)