Cultura juvenil e a lei : o papel da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional na Educação Integral para os jovens
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
A presente pesquisa buscou investigar as contribuições normativas presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LEI Nº 9.394 (LDB), para a construção do currículo adaptado ao turno ampliado e de Educação Integral, pensando nos jovens como sujeitos sociais, que contabilizam hoje um numero alarmante de estudantes fora de idade serie e com grande evasão escolar. Apropriando-se de uma metodologia dialética para analise de dados, onde foi realizada uma reflexão documental, aliada a o ...
A presente pesquisa buscou investigar as contribuições normativas presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LEI Nº 9.394 (LDB), para a construção do currículo adaptado ao turno ampliado e de Educação Integral, pensando nos jovens como sujeitos sociais, que contabilizam hoje um numero alarmante de estudantes fora de idade serie e com grande evasão escolar. Apropriando-se de uma metodologia dialética para analise de dados, onde foi realizada uma reflexão documental, aliada a observação do Espaço Mais Educação do Município de Balneário Pinhal, que desenvolve seu programa em uma instalação própria separada da Escola Regular da qual o programa está vinculado, juntamente com entrevistas e depoimento de seus monitores. Objetivando estabelecer uma concepção de jovem como sujeito social produtor de cultura e influente nas relações sociais do meio em que está inserido, valorizando seus conhecimentos e experiências extraescolares. Utilizando a Lei maior que rege a educação Brasileira como fonte norteadora para as praticas desenvolvidas nesses espaços e suas possíveis articulações em prol da formação multidimensional do sujeito. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License