Cultura juvenil e a lei : o papel da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional na Educação Integral para os jovens
dc.contributor.advisor | Perondi, Maurício | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Natália Lara de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-06-02T02:00:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/117401 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa buscou investigar as contribuições normativas presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LEI Nº 9.394 (LDB), para a construção do currículo adaptado ao turno ampliado e de Educação Integral, pensando nos jovens como sujeitos sociais, que contabilizam hoje um numero alarmante de estudantes fora de idade serie e com grande evasão escolar. Apropriando-se de uma metodologia dialética para analise de dados, onde foi realizada uma reflexão documental, aliada a observação do Espaço Mais Educação do Município de Balneário Pinhal, que desenvolve seu programa em uma instalação própria separada da Escola Regular da qual o programa está vinculado, juntamente com entrevistas e depoimento de seus monitores. Objetivando estabelecer uma concepção de jovem como sujeito social produtor de cultura e influente nas relações sociais do meio em que está inserido, valorizando seus conhecimentos e experiências extraescolares. Utilizando a Lei maior que rege a educação Brasileira como fonte norteadora para as praticas desenvolvidas nesses espaços e suas possíveis articulações em prol da formação multidimensional do sujeito. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.title | Cultura juvenil e a lei : o papel da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional na Educação Integral para os jovens | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000967678 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)