Movimentos de aprendizagem : uma sala de aula organizada em grupos
dc.contributor.advisor | Collares, Darli | pt_BR |
dc.contributor.author | Jandrey, Kamila Kniphoff | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-05-05T01:58:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/115821 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho estuda as possibilidades e desafios da utilização de grupos na sala de aula. A importância deste estudo está sustentada no pressuposto de que o aluno constrói conhecimento e, enquanto ser humano, tende à vida em sociedade. A temática deste estudo é um convite a repensar as concepções atribuídas a aluno, professor e sala de aula. Para tanto, os caminhos metodológicos foram trilhados a partir da observação, participação e docência em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental e nas falas de alunas do curso de Pedagogia que experienciaram os grupos em suas salas de aula, durante o estágio curricular. Desta forma, esta investigação, de tipo etnográfico, pretende dialogar sobre a organização de grupos e suas dimensões nos cotidianos dos sujeitos que habitam o espaço escolar. Destaca-se, a relevância do incentivo à cooperação, interação e significação da sala de aula. Significação esta que desestabiliza o mito de professor transmissor e valoriza os diferentes saberes e contextos de cada personagem da escola. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Trabalho em equipe | pt_BR |
dc.title | Movimentos de aprendizagem : uma sala de aula organizada em grupos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000953673 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1371)