Movimentos de aprendizagem : uma sala de aula organizada em grupos
View/ Open
Date
2014Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho estuda as possibilidades e desafios da utilização de grupos na sala de aula. A importância deste estudo está sustentada no pressuposto de que o aluno constrói conhecimento e, enquanto ser humano, tende à vida em sociedade. A temática deste estudo é um convite a repensar as concepções atribuídas a aluno, professor e sala de aula. Para tanto, os caminhos metodológicos foram trilhados a partir da observação, participação e docência em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental e ...
Este trabalho estuda as possibilidades e desafios da utilização de grupos na sala de aula. A importância deste estudo está sustentada no pressuposto de que o aluno constrói conhecimento e, enquanto ser humano, tende à vida em sociedade. A temática deste estudo é um convite a repensar as concepções atribuídas a aluno, professor e sala de aula. Para tanto, os caminhos metodológicos foram trilhados a partir da observação, participação e docência em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental e nas falas de alunas do curso de Pedagogia que experienciaram os grupos em suas salas de aula, durante o estágio curricular. Desta forma, esta investigação, de tipo etnográfico, pretende dialogar sobre a organização de grupos e suas dimensões nos cotidianos dos sujeitos que habitam o espaço escolar. Destaca-se, a relevância do incentivo à cooperação, interação e significação da sala de aula. Significação esta que desestabiliza o mito de professor transmissor e valoriza os diferentes saberes e contextos de cada personagem da escola. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License