Parceria entre família e escola : configurações na prática docente
Fecha
2014Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Esta investigação de conclusão de curso constituiu-se em uma pesquisa sobre a parceria entre família e escola. Contou com a participação de dez professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas da rede estadual situadas na zona norte de Porto Alegre. Tem como objetivo analisar a dita relevância da parceria entre a família e a escola e como tem se configurado na prática docente. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso de cunho etnográfico, realizada po ...
Esta investigação de conclusão de curso constituiu-se em uma pesquisa sobre a parceria entre família e escola. Contou com a participação de dez professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas da rede estadual situadas na zona norte de Porto Alegre. Tem como objetivo analisar a dita relevância da parceria entre a família e a escola e como tem se configurado na prática docente. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso de cunho etnográfico, realizada por meio de três formas de produção de dados: observação, análise documental e entrevistas. Os conceitos base abordados são: o aluno como ser integral que aprende pela interpretação das interações nos diferentes meios em que vive; a parceria entre a família e a escola e sua dita relevância; família e suas diferentes estruturas. Estes conceitos estão embasados em autores dentre os quais se destacam: Fernando Becker, Álvaro Marchesi e Elisângela Rodrigues Garcia. Nas análises, percebeu-se que os professores costumam considerar de grande relevância a relação entre a família e a escola. Constatou-se, ainda, que esta parceria se configura de diversas maneiras, sendo que todas elas buscam atrair a presença das famílias ao contexto escolar. A pesquisa pode indicar que a parceria entre família e escola é de extrema relevância para o bom desenvolvimento das aulas e das aprendizagens dos sujeitos envolvidos nas relações. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37607)Tesinas Pedagogía (1401)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License