Parceria entre família e escola : configurações na prática docente
dc.contributor.advisor | Collares, Darli | pt_BR |
dc.contributor.author | Vianna, Agatha Rabelini da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-05-05T01:58:29Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/115794 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta investigação de conclusão de curso constituiu-se em uma pesquisa sobre a parceria entre família e escola. Contou com a participação de dez professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas da rede estadual situadas na zona norte de Porto Alegre. Tem como objetivo analisar a dita relevância da parceria entre a família e a escola e como tem se configurado na prática docente. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso de cunho etnográfico, realizada por meio de três formas de produção de dados: observação, análise documental e entrevistas. Os conceitos base abordados são: o aluno como ser integral que aprende pela interpretação das interações nos diferentes meios em que vive; a parceria entre a família e a escola e sua dita relevância; família e suas diferentes estruturas. Estes conceitos estão embasados em autores dentre os quais se destacam: Fernando Becker, Álvaro Marchesi e Elisângela Rodrigues Garcia. Nas análises, percebeu-se que os professores costumam considerar de grande relevância a relação entre a família e a escola. Constatou-se, ainda, que esta parceria se configura de diversas maneiras, sendo que todas elas buscam atrair a presença das famílias ao contexto escolar. A pesquisa pode indicar que a parceria entre família e escola é de extrema relevância para o bom desenvolvimento das aulas e das aprendizagens dos sujeitos envolvidos nas relações. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Relação escola-família | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino público | pt_BR |
dc.title | Parceria entre família e escola : configurações na prática docente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000954096 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)