Gestão escolar para resultados : que gestão é essa?
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A presente pesquisa, de natureza qualitativa, apresentada neste Trabalho de Conclusão de Curso, tem como objetivo geral analisar a proposta de gestão escolar desenvolvida e aplicada pelo Instituto Unibanco em escolas públicas estaduais de Porto Alegre e Região Metropolitana no período de 2011 a 2013, e denominada de “Gestão Escolar para Resultados”. Como objetivos específicos, pretende-se evidenciar as implicações deste modelo de gestão, na gestão democrática da escola pública, caracterizar a r ...
A presente pesquisa, de natureza qualitativa, apresentada neste Trabalho de Conclusão de Curso, tem como objetivo geral analisar a proposta de gestão escolar desenvolvida e aplicada pelo Instituto Unibanco em escolas públicas estaduais de Porto Alegre e Região Metropolitana no período de 2011 a 2013, e denominada de “Gestão Escolar para Resultados”. Como objetivos específicos, pretende-se evidenciar as implicações deste modelo de gestão, na gestão democrática da escola pública, caracterizar a repercussão do Programa Jovem de Futuro nas escolas e problematizar a relação público-privada na educação, a partir da experiência específica do Instituto Unibanco. Os instrumentos metodológicos utilizados, em concordância com os objetivos, foram a análise documental, a entrevista semi-estruturada com funcionárias do Instituto Unibanco e o memorial de formação com resgate do caderno de campo do período em que fui estagiária do Instituto Unibanco. As considerações da pesquisa apontam para a análise de que esta parceria público-privada modifica a cultura de gestão escolar que vem se desenvolvendo desde o período pós-ditadura civil-militar no Brasil. Incentivando positivamente a formação do Grupo Gestor da escola que contempla todos os segmentos da escola (estudantes, professores e funcionários), mas que burocratiza a gestão através da intensa demanda de trabalho que a escola deve cumprir para atingir as metas do projeto. Ainda é possível problematizar a entrada desta gestão escolar elaborada por esta organização do terceiro setor, por ser esta uma lacuna na gestão pública das escolas, identificada como insuficiente pelo privado. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License