O chinelo rosa : corpo e gênero na educação infantil
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Considerando a relevância dos estudos teóricos em relação às temáticas do corpo e do gênero, a presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre como as percepções culturais de tais temáticas de uma turma de Maternal II, em uma escola de educação infantil localizada na cidade de Porto Alegre, estão conectadas com o pedagógico. A perspectiva teórica que embasa o trabalho se pauta nos estudos realizados por Meyer (2008;2013) & Soares (2013), Sant’anna (2002), Guizzo, Beck & Felipe (2013) e Sabat ...
Considerando a relevância dos estudos teóricos em relação às temáticas do corpo e do gênero, a presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre como as percepções culturais de tais temáticas de uma turma de Maternal II, em uma escola de educação infantil localizada na cidade de Porto Alegre, estão conectadas com o pedagógico. A perspectiva teórica que embasa o trabalho se pauta nos estudos realizados por Meyer (2008;2013) & Soares (2013), Sant’anna (2002), Guizzo, Beck & Felipe (2013) e Sabat (2001) entre outros autores. Trata-se de uma abordagem qualitativa numa perspectiva cultural dos conceitos de corpo e gênero com delineamento de estudo de caso. As análises estão ancoradas nesta perspectiva, a partir da reflexão sobre cenas observadas e selecionadas na rotina de sala de aula. Os resultados obtidos apontam que as representações dos marcadores de gênero atribuídos ao feminino e masculino em nossa sociedade se entrecruzam com o pedagógico, impedindo em alguns momentos as crianças de participar das atividades, como na exploração de materiais de cunho artístico, e em outros, impelindo suas participações, como no exemplo das fantasias. Pretende-se assim, que os apontamentos feitos com a pesquisa possam contribuir para a reflexão sobre as conexões entre corpo e gênero na educação infantil, e a atuação docente. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1437)
Este item está licenciado na Creative Commons License