Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinheiro, Monalisa da Silvapt_BR
dc.contributor.authorLinhares, Vânia Luisa Felixpt_BR
dc.date.accessioned2015-04-18T01:58:03Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115464pt_BR
dc.description.abstractEnsinar uma profissão está muito além de transmitir conhecimento científico acerca de determinada área. Na enfermagem, o ensino abrange uma relação ainda mais ampla, que deve possibilitar ao dicente compreender a condição humana e seu contexto, e ainda, favorecer o desenvolvimento de sua capacidade reflexiva e de promover a interdisciplinaridade e pensamento crítico. Este estudo teve como objetivo caracterizar as metodologias de ensino atualmente utilizadas nos cursos de formação em enfermagem através de revisão de literatura. A amostra foi composta por oito artigos indexados na base de dados LILACS, no período de 2009 a 2013. Foram evidenciadas duas correntes metodológicas distintas, são elas: Tradicional e Inovadoras. O estudo mostrou predominância das metodologias inovadoras em detrimento às tradicionais, o que demonstra que ocorre atualmente no Brasil um movimento de mudança no modo de ensinar enfermagem, as instituições de ensino estão buscando cumprir as determinações das Leis de Diretrizes e Bases da Educação e também ao que refere as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Enfermagem. A utilização das metodologias Inovadoras no ensino da enfermagem supõe o aprendizado significativo, coloca o aluno como protagonista na construção de seu conhecimento; contrapondo a metodologia Tradicional que se baseia em transmissão de conhecimento e considera o aluno como vazio de conhecimento e o professor repleto. O estudo evidenciou também o grande envolvimento dos docentes enfermeiros em qualificar o ensino através da pesquisa, pois em todos os artigos pesquisados havia pelo menos um enfermeiro entre os autores. Fica evidente, também, pelo número sucinto de publicações sobre o tema, a necessidade de maior aprofundamento e realização de mais pesquisas nessa área.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMetodologia do ensinopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectRevisão de literaturapt_BR
dc.titleAs metodologias utilizadas atualmente para o ensino da Enfermagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000953916pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em formação integrada multiprofissional em educação e ensino da saúdept_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples