Mostrar el registro sencillo del ítem
As metodologias utilizadas atualmente para o ensino da Enfermagem
dc.contributor.advisor | Pinheiro, Monalisa da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Linhares, Vânia Luisa Felix | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-04-18T01:58:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/115464 | pt_BR |
dc.description.abstract | Ensinar uma profissão está muito além de transmitir conhecimento científico acerca de determinada área. Na enfermagem, o ensino abrange uma relação ainda mais ampla, que deve possibilitar ao dicente compreender a condição humana e seu contexto, e ainda, favorecer o desenvolvimento de sua capacidade reflexiva e de promover a interdisciplinaridade e pensamento crítico. Este estudo teve como objetivo caracterizar as metodologias de ensino atualmente utilizadas nos cursos de formação em enfermagem através de revisão de literatura. A amostra foi composta por oito artigos indexados na base de dados LILACS, no período de 2009 a 2013. Foram evidenciadas duas correntes metodológicas distintas, são elas: Tradicional e Inovadoras. O estudo mostrou predominância das metodologias inovadoras em detrimento às tradicionais, o que demonstra que ocorre atualmente no Brasil um movimento de mudança no modo de ensinar enfermagem, as instituições de ensino estão buscando cumprir as determinações das Leis de Diretrizes e Bases da Educação e também ao que refere as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Enfermagem. A utilização das metodologias Inovadoras no ensino da enfermagem supõe o aprendizado significativo, coloca o aluno como protagonista na construção de seu conhecimento; contrapondo a metodologia Tradicional que se baseia em transmissão de conhecimento e considera o aluno como vazio de conhecimento e o professor repleto. O estudo evidenciou também o grande envolvimento dos docentes enfermeiros em qualificar o ensino através da pesquisa, pois em todos os artigos pesquisados havia pelo menos um enfermeiro entre os autores. Fica evidente, também, pelo número sucinto de publicações sobre o tema, a necessidade de maior aprofundamento e realização de mais pesquisas nessa área. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Metodologia do ensino | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Revisão de literatura | pt_BR |
dc.title | As metodologias utilizadas atualmente para o ensino da Enfermagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000953916 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de especialização em formação integrada multiprofissional em educação e ensino da saúde | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (1949)