A elaboração da proposta pedagógica de uma escola municipal de educação infantil para crianças de 0 a 3 anos : a ação da coordenação pedagógica juntamente com a comunidade escolar
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2014Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Este estudo buscou investigar a ação da coordenação pedagógica municipal, juntamente com a comunidade escolar na elaboração da Proposta Pedagógica de uma Escola Municipal de Educação Infantil- Proinfância. A pesquisa de abordagem qualitativa caracterizou-se como sendo pesquisa-ação, embasada nos teóricos Barbier, Ghedin e Franco. Foi desenvolvido no coletivo da escola, utilizando como recursos metodológicos o diário de bordo da pesquisadora, o diário coletivo do grupo e entrevistas realizadas c ...
Este estudo buscou investigar a ação da coordenação pedagógica municipal, juntamente com a comunidade escolar na elaboração da Proposta Pedagógica de uma Escola Municipal de Educação Infantil- Proinfância. A pesquisa de abordagem qualitativa caracterizou-se como sendo pesquisa-ação, embasada nos teóricos Barbier, Ghedin e Franco. Foi desenvolvido no coletivo da escola, utilizando como recursos metodológicos o diário de bordo da pesquisadora, o diário coletivo do grupo e entrevistas realizadas com uma pessoa de cada setor da escola. As análises dos dados consideraram três categorias: atendimento de crianças de zero a três anos de idade, o processo da elaboração da proposta pedagógica e o papel da coordenação pedagógica neste processo, considerando os estudos teóricos realizados a partir de autores como, Barbosa, Salles e Faria, Vasconcellos, Alarcão, entre outros. Constatando-se que a coordenação pedagógica teve um papel fundamental de mobilizar e incentivar a equipe da escola para a construção da proposta pedagógica acontecer no coletivo, envolvendo todos os segmentos, tendo como alicerce de todo o processo os momentos de estudo e formação na própria escola. Nesses momentos também foram incluídos e considerados os materiais e discussões propostas nos encontros de assessoramento e acompanhamento pedagógico formativo realizado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vinculados a uma das ações do Programa Proinfância/MEC. A pesquisa pretendeu contribuir com os estudos na área, vislumbrando possibilidades na atuação da coordenação pedagógica, bem como, apontando caminhos para a construção da Proposta Pedagógica para as Escolas de Educação Infantil. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em Docência na Educação Infantil.
Collections
-
Humanities (1950)
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