Atribuições do professor na educação a distância

View/ Open
Date
2013Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho tem como objetivo principal analisar dentro da literatura dos últimos seis anos, quais são as atribuições do docente na educação a distância. Problematizar as modalidades de ensino atribuídas aos professores na educação a distância. O estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, foi realizado uma revisão sistemática de literatura cientifica na modalidade denominada de revisão integrativa. A escolha desse método foi por oportunizar um embasamento científico que permi ...
Este trabalho tem como objetivo principal analisar dentro da literatura dos últimos seis anos, quais são as atribuições do docente na educação a distância. Problematizar as modalidades de ensino atribuídas aos professores na educação a distância. O estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, foi realizado uma revisão sistemática de literatura cientifica na modalidade denominada de revisão integrativa. A escolha desse método foi por oportunizar um embasamento científico que permitisse por meio de pesquisas já realizadas, compreender o universo da docência na educação a distância, tendo como benefício, permitir a síntese de estudos publicados; possibilitar conclusões gerais a respeito de uma área de estudo; proporcionar uma compreensão mais completa do tema de interesse, produzindo assim, um saber fundamentado e uniforme sobre a docência na educação a distância. Esta pesquisa foi constituída por uma amostra de 08 artigos, publicados em português, sendo sete estudos do Brasil e um de Portugal, do ano de 2007 a 2013.O professor que era o centro do processo de aprendizagem, detentor do saber na escola convencional, não tem espaço na educação a distância. Hoje o professor é parte fundamental da educação a distância, ele deve ter domínio das tecnologias de informação e comunicação, bem como do ambiente virtual de aprendizagem da instituição a qual pertence, essa atualização deve ser constante. Mas só isso não é o suficiente, o professor precisa de atualização pedagógica também, usar as interfaces da pedagogia, precisa descobrir novas maneira se relacionar com o conhecimento e com seus alunos. Foi encontrado na literatura mais de um categoria de professor, desempenhando atividades diferentes na educação a distância. Distintos em três categorias diferentes como professor conteudista, professor responsável e professor tutor. Apenas um autor citou as atribuições do professor responsável. Cinco autores descreveram as competências do professor conteudista, cinco autores as atribuições do professor tutor.O professor na educação a distância deve ser o mediador do conhecimento, ele precisa organizar, desafiar, orientar, administrar, acompanhar e regular as situações de aprendizagem, estimulando a curiosidade, a participação, a investigação, o debate e a interação individual e coletiva, passando assim a construir o conhecimento. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em formação integrada multiprofissional em educação e ensino da saúde.
Collections
-
Humanities (1951)
This item is licensed under a Creative Commons License
