Apontamentos acerca das bibliografias do plano curricular do Curso Técnico em Registros e Informações em Saúde
View/ Open
Date
2013Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Vinculada ao Grupo Hospitalar Conceição, a Escola GHC foi criada em 2010 e vem formando anualmente profissionais voltados a atuarem na área da saúde, em especial no Sistema Único de Saúde. Embora nem sempre tenha sido desta forma, o ensino técnico é visto atualmente como uma possibilidade de voltar ao mercado de trabalho e também uma maneira de adquirir conhecimento específico em uma área, em um prazo de tempo menor que uma graduação. O curso técnico em Registros e Informações em Saúde, primeir ...
Vinculada ao Grupo Hospitalar Conceição, a Escola GHC foi criada em 2010 e vem formando anualmente profissionais voltados a atuarem na área da saúde, em especial no Sistema Único de Saúde. Embora nem sempre tenha sido desta forma, o ensino técnico é visto atualmente como uma possibilidade de voltar ao mercado de trabalho e também uma maneira de adquirir conhecimento específico em uma área, em um prazo de tempo menor que uma graduação. O curso técnico em Registros e Informações em Saúde, primeiro curso técnico da Escola, apesar de ainda pouco conhecido, já está caminhando para sua sexta turma, tendo quatro já concluídas. Esse trabalho faz uma análise no plano de curso técnico em Registros e Informações em Saúde, tendo como foco as bibliografias sugeridas nos eixos temáticos: Construção de Dados em Saúde II e Prática Profissional Simulada II. As bibliografias são de suma importância em um plano curricular, pois auxiliam o aluno a estudar e ampliar o conteúdo abordado em sala de aula. A metodologia que utilizei foi a ‘análise documental’, de caráter quantitativo, por meio da qual analisei se o número de referências listadas está de acordo com aquele sugerido pelo MEC; e qualitativo, onde avaliei critérios como pertinência, relevância acadêmica-científica, atualização. O trabalho apresenta também uma sugestão de ementas e bibliografias para as unidades temáticas já especificadas, elaboradas pela autora. Traz ainda um material contendo informações para elaborar bibliografias, onde se sugere que seja abordado em oficinas para docentes. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em formação integrada multiprofissional em educação e ensino da saúde.
Collections
-
Humanities (1950)
This item is licensed under a Creative Commons License