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dc.contributor.advisorSilva, Jeane Félix dapt_BR
dc.contributor.authorLemos, Ana Silvia Pavanipt_BR
dc.date.accessioned2015-04-01T01:58:34Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/114675pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo geral conhecer e apreender as iniciativas de formação e qualificação de profissionais da saúde bucal para a atuação no SUS, especificamente a ação “Capacitação das equipes de saúde bucal vinculadas ao SUS para Atenção e Cuidado às Pessoas com Deficiência”, executada pela Coordenação Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde em parceria com outros setores da saúde, gestão e UNA-SUS (UFPE), em suas interfaces com a Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), Política Nacional de Educação Permanente em saúde (PNEPS) e Política Nacional da Atenção Básica (PNAB). Utilizou-se a metodologia qualitativa, através de observação participante e anotações em caderno de campo. A partir dos assuntos que emergiram das análises de campo, realizou-se a pesquisa documental, que subsidiou a escrita, em conjunto com a autonarrativa. O Ministério da Saúde (MS) realiza várias ações de formação e qualificação dos profissionais de saúde bucal para atuação no SUS, porém muitas delas ainda ocorrem com pouca articulação intrasetorial (entre setores do MS) e intersetorial (entre gestores estaduais/ municipais e universidades). A ação de capacitação elencada neste estudo mostrou-se de acordo com as diretrizes da PNSB, PNAB e PNEPS, com boa articulação entre setores do MS, gestores e universidades, o que colaborou de forma significativa para a implementação positiva da ação e futura qualificação do cuidado em saúde bucal para pessoas com deficiência em todos os pontos da Rede de Atenção a Saúde (RAS). Recomenda-se reforçar a comunicação intrasetorial e intersetorial, como forma de implementar novas ações de formação e qualificação profissional e qualificar as ações já existentes. Além disso, a participação da universidade e a oferta de cursos que utilizem ferramentas de ensino-aprendizagem proativas, que adotem a metodologia da educação permanente e que o conteúdo esteja de acordo com os princípios e diretrizes do SUS, são fundamentais para o avanço na qualificação do cuidado em saúde bucal.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectSistema Único de Saúde.pt_BR
dc.titleEstratégias desenvolvidas pelo ministério da saúde no fomento a formação e qualificação dos profissionais de saúde bucal para o SUS : um olhar a partir da ação de qualificação profissional para atenção e cuidado às pessoas com deficiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGomes, Margareth Cristina de Almeidapt_BR
dc.identifier.nrb000954646pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Saúde Coletiva e Educação na Saúdept_BR


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