Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAndrade, Sandra dos Santospt_BR
dc.contributor.authorFraga, Felipe Menna Barretopt_BR
dc.date.accessioned2014-12-20T02:13:17Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/108523pt_BR
dc.description.abstractEste artigo busca analisar e refletir sobre as práticas de letramento em um projeto social voltado para jovens infratores que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto. O Programa Municipal de Execução de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (PEMSE) tem o objetivo de inserir jovens no mercado de trabalho a fim de instrumentalizá-los para uma vida social. O local de realização da pesquisa de campo foi uma instituição católica sem fins lucrativos localizada na zona sul de Porto Alegre. A metodologia utilizada foi a observação participante na disciplina Conteúdos Transversais (CT). Participaram da investigação 16 jovens e um educador social formado em Pedagogia. A perspectiva teórica para análise dos dados foi a dos estudos das práticas de letramento (CAFIEIRO, 2010; KLEIMAN, 2005). Os dados coletados e analisados demonstram poucas práticas intencionais e planejadas de letramento na disciplina observada e oferecida pelo programa, assim, buscou-se, na análise, refletir sobre a importância do planejamento de “boas” práticas de leitura e escrita dentro do programa.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectMedidas socioeducativaspt_BR
dc.subjectPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.pt_BR
dc.titlePráticas de letramento em programa social para jovenspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000947766pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples