Comparação e proposição de métodos de detecção de agarramento em válvulas de controle
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Date
2013Author
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Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O agarramento é o fenômeno de alta fricção em válvulas de controle, que resulta em oscilações em ciclo no sistema, e consequentes perdas de qualidade de produto e despesas operacionais. A fim de descrever o seu funcionamento, foram criados modelos baseados em balanços de força na válvula e outros que necessitam apenas de dados operacionais, como a saída do controlador, variável de processo e posição da haste da válvula, para a modelagem do evento. A observação de padrões de comportamento das va ...
O agarramento é o fenômeno de alta fricção em válvulas de controle, que resulta em oscilações em ciclo no sistema, e consequentes perdas de qualidade de produto e despesas operacionais. A fim de descrever o seu funcionamento, foram criados modelos baseados em balanços de força na válvula e outros que necessitam apenas de dados operacionais, como a saída do controlador, variável de processo e posição da haste da válvula, para a modelagem do evento. A observação de padrões de comportamento das variáveis operacionais de planta resultou na criação de métodos de detecção de agarramento, porém todos com suas limitações de uso e desempenho. Assim, além de realizar uma análise crítica dos métodos atualmente presentes na literatura, foram propostas três novas alternativas para a detecção do evento, baseados em dados de planta. Porém, o desempenho destes não foi satisfatório, sendo necessárias assim novas pesquisas e ideias para a melhor detecção de agarramento, com menos limitações e de forma mais abrangente. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Química.
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