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dc.contributor.advisorFarenzena, Marcelopt_BR
dc.contributor.authorGerchman, Marcospt_BR
dc.date.accessioned2014-12-19T02:11:21Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/108482pt_BR
dc.description.abstractO agarramento é o fenômeno de alta fricção em válvulas de controle, que resulta em oscilações em ciclo no sistema, e consequentes perdas de qualidade de produto e despesas operacionais. A fim de descrever o seu funcionamento, foram criados modelos baseados em balanços de força na válvula e outros que necessitam apenas de dados operacionais, como a saída do controlador, variável de processo e posição da haste da válvula, para a modelagem do evento. A observação de padrões de comportamento das variáveis operacionais de planta resultou na criação de métodos de detecção de agarramento, porém todos com suas limitações de uso e desempenho. Assim, além de realizar uma análise crítica dos métodos atualmente presentes na literatura, foram propostas três novas alternativas para a detecção do evento, baseados em dados de planta. Porém, o desempenho destes não foi satisfatório, sendo necessárias assim novas pesquisas e ideias para a melhor detecção de agarramento, com menos limitações e de forma mais abrangente.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia químicapt_BR
dc.titleComparação e proposição de métodos de detecção de agarramento em válvulas de controlept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000946346pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Químicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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