Narrativas de vida de estudantes da EJA
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Estudar as histórias de vida é fazer parte delas, é sentir o que é contado, e é isto o que me permiti nesta pesquisa: viver as memórias dos estudantes e me aproximar de suas histórias com o objetivo de avaliar, através da análise de narrativas de vida, quais as memórias que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA apresentam referente ao contexto escolar e, ainda, identificar como visualizam a falta da instituição de ensino em suas vidas. A realização do estudo foi marcada de dois pe ...
Estudar as histórias de vida é fazer parte delas, é sentir o que é contado, e é isto o que me permiti nesta pesquisa: viver as memórias dos estudantes e me aproximar de suas histórias com o objetivo de avaliar, através da análise de narrativas de vida, quais as memórias que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA apresentam referente ao contexto escolar e, ainda, identificar como visualizam a falta da instituição de ensino em suas vidas. A realização do estudo foi marcada de dois períodos, no primeiro, analiso o relato de três estudantes - um homem e duas mulheres -, que foram meus alunos, em uma escola estadual do Rio Grande do Sul, na Totalidade 2 da EJA. No segundo momento, analiso algumas histórias reunidas na coletânea “Palavra de Trabalhador” publicada pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre – SMED. O trabalho é organizado em quatro categorias; As lembranças da infância; A realidade econômica definindo o distanciamento da escola; A vida como lugar do não aprender e por fim, (Re) encontro com a escola, nas quais analiso, a partir dos relatos de vida, as lembranças que os estudantes trazem de infância. Como embasamento teórico a pesquisa tem como suporte Paulo Freire, referência na Educação de Jovens e Adultos e Jean Piaget, referência no estudo do desenvolvimento do pensamento, e ainda, sobre histórias de vida, a fundamentação é baseada, em Marie-Christine Josso, entre outros autores. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em educação de jovens e adultos e educação de privados de liberdade.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License