Sobre as relações com o saber matemático escolar : o caso de alunos jovens e adultos de uma escola municipal de Guaíba/RS
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este trabalho, desenvolvido junto a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, da cidade de Guaíba/RS, buscou investigar a natureza da relação estabelecida pelos alunos com os saberes matemáticos que aprendem na escola. Para a coleta de informações, realizei observações participativas em aulas e produzi diários de campo; elaborei um material constituído por seis questões abertas que foram respondidas pelos alunos e, também, solic ...
Este trabalho, desenvolvido junto a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, da cidade de Guaíba/RS, buscou investigar a natureza da relação estabelecida pelos alunos com os saberes matemáticos que aprendem na escola. Para a coleta de informações, realizei observações participativas em aulas e produzi diários de campo; elaborei um material constituído por seis questões abertas que foram respondidas pelos alunos e, também, solicitei a eles que relatassem, em forma de história, algo que tivesse acontecido com eles durante suas trajetórias escolares envolvendo a matemática. A análise do material empírico foi realizada tendo como referencial teórico os estudos de Bernard Charlot (1996, 2000) sobre a noção da Relação com o Saber. Mediante a identificação e a descrição de elementos que configuram a relação com o saber dos alunos participantes desse meu estudo, caracterizei as três dimensões que estruturam essa relação, quais sejam: a identidária, a epistêmica e a social (Charlot, 2000). Concluo ter encontrado fortes indícios que me levaram a compreender que, nessa escola, a natureza da relação desses alunos com tais saberes se constroe em sua dimensão identidária. Ainda, que as marcas dessa dimensão identidária com o saber estabelecem diferenças nas relações de alunos jovens e alunos adultos com os saberes matemáticos escolares: os alunos jovens parecem configurar uma frágil relação com esses saberes enquanto a relação dos alunos adultos com esses saberes se apresenta mais estruturada. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em educação de jovens e adultos e educação de privados de liberdade.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License