O sujeito da educação de jovens e adultos como reegresso
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo compreender os movimentos de idas e vindas de aluno/as da Educação de Jovens e Adultos, seus significados e repercussões. O estudo discute aspectos que influenciam estas idas e vindas. Nesse sentido, foram evidenciados fatores como o trabalho, a própria escola e a rotina diária como motivos recorrentes, tanto de desistência quanto de permanência, citados pelos reegressos da EJA entrevistados. Utilizou-se, para esta abordagem, fundamentação teórico-metodológi ...
O presente trabalho tem por objetivo compreender os movimentos de idas e vindas de aluno/as da Educação de Jovens e Adultos, seus significados e repercussões. O estudo discute aspectos que influenciam estas idas e vindas. Nesse sentido, foram evidenciados fatores como o trabalho, a própria escola e a rotina diária como motivos recorrentes, tanto de desistência quanto de permanência, citados pelos reegressos da EJA entrevistados. Utilizou-se, para esta abordagem, fundamentação teórico-metodológica que possibilitou refletir sobre práticas pedagógicas, curriculares e políticas que, por não estabelecerem relação com as realidades do/as educando/as, dificultam o acesso escolar e a permanência. Por este motivo, o estudo proposto possibilitou (re)conhecer as necessidades e dificuldades encontradas pelos sujeitos da EJA em sua história de escolarização. A pesquisa foi realizada em Escola Pública Estadual, da Região Metropolitana de Porto Alegre-RS. Teve como público alvo 21 aluno/as. Foi utilizada, no processo de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada dirigida aos educando/as reegressos. Uma parte da pesquisa teve caráter quantitativo, evidenciando pontos característicos e motivos que levaram o sujeito a parar e retornar à escola, em algumas situações, mais de uma vez. Em outra parte foi utilizada uma análise qualitativa na qual foram produzidas interpretações de questões subjetivas que discutem a permanência, a desistência e os significados do contexto escolar para os/as educando/as da EJA. desistência e os significados do contexto escolar para os/as educando/as da EJA. Conclui-se que, mesmo com as dificuldades e necessidades encontradas pelos jovens e adultos, o caminho continua sendo percorrido por muitos/as aluno/as nas idas e vindas na/da escola, mas, ao mesmo tempo, tem-se que refletir, construir, questionar e propor estratégias que minimizem o processo de desistência e maximizem o processo de permanência na escola. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em educação de jovens e adultos e educação de privados de liberdade.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License