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dc.contributor.advisorFiss, Dóris Maria Luzzardipt_BR
dc.contributor.authorColares, Michael Marquespt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T02:13:56Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/108361pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo compreender os movimentos de idas e vindas de aluno/as da Educação de Jovens e Adultos, seus significados e repercussões. O estudo discute aspectos que influenciam estas idas e vindas. Nesse sentido, foram evidenciados fatores como o trabalho, a própria escola e a rotina diária como motivos recorrentes, tanto de desistência quanto de permanência, citados pelos reegressos da EJA entrevistados. Utilizou-se, para esta abordagem, fundamentação teórico-metodológica que possibilitou refletir sobre práticas pedagógicas, curriculares e políticas que, por não estabelecerem relação com as realidades do/as educando/as, dificultam o acesso escolar e a permanência. Por este motivo, o estudo proposto possibilitou (re)conhecer as necessidades e dificuldades encontradas pelos sujeitos da EJA em sua história de escolarização. A pesquisa foi realizada em Escola Pública Estadual, da Região Metropolitana de Porto Alegre-RS. Teve como público alvo 21 aluno/as. Foi utilizada, no processo de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada dirigida aos educando/as reegressos. Uma parte da pesquisa teve caráter quantitativo, evidenciando pontos característicos e motivos que levaram o sujeito a parar e retornar à escola, em algumas situações, mais de uma vez. Em outra parte foi utilizada uma análise qualitativa na qual foram produzidas interpretações de questões subjetivas que discutem a permanência, a desistência e os significados do contexto escolar para os/as educando/as da EJA. desistência e os significados do contexto escolar para os/as educando/as da EJA. Conclui-se que, mesmo com as dificuldades e necessidades encontradas pelos jovens e adultos, o caminho continua sendo percorrido por muitos/as aluno/as nas idas e vindas na/da escola, mas, ao mesmo tempo, tem-se que refletir, construir, questionar e propor estratégias que minimizem o processo de desistência e maximizem o processo de permanência na escola.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectPermanência na escolapt_BR
dc.titleO sujeito da educação de jovens e adultos como reegressopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000948527pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em educação de jovens e adultos e educação de privados de liberdadept_BR


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