Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCorso, Luciana Vellinhopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Sabrina Krohm Nunes Duarte dapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-11T02:15:53Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/108035pt_BR
dc.description.abstractO presente texto busca colocar em evidência a complexidade do processo de alfabetização e letramento, analisando o contexto social e cultural. A pesquisa apresenta um estudo de caso qualitativo, de um aluno de sete anos, que está cursando o 1ª ano do ensino fundamental, em uma escola municipal da região metropolitana de Porto alegre, que vem vivenciando seu processo de alfabetização e letramento de forma positiva, apesar de estar inserido em um contexto bastante adverso e pouco favorável a aprendizagem. Como forma de obtenção dos dados foram realizadas entrevistas com o aluno, sua família, professora e observações do seu cotidiano. Inspirada na obra de Lahire (1997) e seu conceito de rede de interdependência, busco compreender as divergências e consonâncias entre a estrutura familiar do menino e o universo escolar em que está inserido. Dentre os achados merece destaque alguns recursos internos, próprios do menino, como seu nível de interesse, participação e motivação dedicados à escola, associados a ordem moral doméstica (ordem material, afetiva e moral de sua família) e o contexto escolar favorável que vivência, levando o aluno a compreender o sistema de escrita alfabético, no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita. Fica evidente neste estudo a necessidade de um olhar cuidadoso sobre cada aluno, um olhar em rede que nos permita considerar a teia de relações que cada indivíduo estabelece ao longo de seu processo de compreensão do sistema da língua escrita.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrática socialpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titlePráticas culturais e socias que fazem a mediação no processo de alfabetização e letramentopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000945859pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples