Práticas culturais e socias que fazem a mediação no processo de alfabetização e letramento
dc.contributor.advisor | Corso, Luciana Vellinho | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Sabrina Krohm Nunes Duarte da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-12-11T02:15:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/108035 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente texto busca colocar em evidência a complexidade do processo de alfabetização e letramento, analisando o contexto social e cultural. A pesquisa apresenta um estudo de caso qualitativo, de um aluno de sete anos, que está cursando o 1ª ano do ensino fundamental, em uma escola municipal da região metropolitana de Porto alegre, que vem vivenciando seu processo de alfabetização e letramento de forma positiva, apesar de estar inserido em um contexto bastante adverso e pouco favorável a aprendizagem. Como forma de obtenção dos dados foram realizadas entrevistas com o aluno, sua família, professora e observações do seu cotidiano. Inspirada na obra de Lahire (1997) e seu conceito de rede de interdependência, busco compreender as divergências e consonâncias entre a estrutura familiar do menino e o universo escolar em que está inserido. Dentre os achados merece destaque alguns recursos internos, próprios do menino, como seu nível de interesse, participação e motivação dedicados à escola, associados a ordem moral doméstica (ordem material, afetiva e moral de sua família) e o contexto escolar favorável que vivência, levando o aluno a compreender o sistema de escrita alfabético, no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita. Fica evidente neste estudo a necessidade de um olhar cuidadoso sobre cada aluno, um olhar em rede que nos permita considerar a teia de relações que cada indivíduo estabelece ao longo de seu processo de compreensão do sistema da língua escrita. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Prática social | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Estudo de caso | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Porto Alegre (RS) | pt_BR |
dc.title | Práticas culturais e socias que fazem a mediação no processo de alfabetização e letramento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000945859 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)