Projeto de Leitura : sacola literária – um caminho para a formação de leitores?
Visualizar/abrir
Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este artigo descreve e analisa um projeto de fomento de leitura realizado em uma Escola Estadual, localizada na região metropolitana de Porto Alegre. O projeto de fomento de leitura envolve a ação de cada aluno da escola levar regularmente para casa uma sacola, chamada de Sacola Literária, composta por materiais variados de leitura para que seja feito durante o período de dois dias, uma leitura familiar compartilhada. Nas sacolas, que são individualizadas para cada turma, também consta um cader ...
Este artigo descreve e analisa um projeto de fomento de leitura realizado em uma Escola Estadual, localizada na região metropolitana de Porto Alegre. O projeto de fomento de leitura envolve a ação de cada aluno da escola levar regularmente para casa uma sacola, chamada de Sacola Literária, composta por materiais variados de leitura para que seja feito durante o período de dois dias, uma leitura familiar compartilhada. Nas sacolas, que são individualizadas para cada turma, também consta um caderno para que alunos, juntamente com seus familiares, registrem qual a impressão que tiveram ao receber a sacola e ao lerem o material. Foram analisados procedimentos do trabalho e, após, os registros efetuados pelas famílias. Conto, para a escrita deste artigo e para a análise das mensagens escritas, com o referencial teórico de Chartier (1994), Castro (2007) e Massola e Bonin (2010). As análises realizadas mostraram que práticas simples de leitura como esta não só incentivam a leitura das famílias, como também propiciam momentos partilhados de prazer e alegria em família. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License